4 cuidados para prevenir as cáries nos dentes de leite


Passe uma gaze na gengiva

Enquanto os primeiros dentes nascem, a escova é desnecessária. Mas a higiene deve ser feita: a mãe deve colocar uma gaze levemente umedecida com água mineral no dedo indicados e limpar, suavemente, a gengiva do bebê – esfregue com cuidado, porque essa região é sensível e o bebê pode sentir cócegas. “Além de higienizar a boca, o hábito ajuda a estimular a gengiva e facilita o nascimento dos dentes, diminuindo as dores típicas dessa fase”.

Fio dental e enxaguante bucal

O uso frequente de fio dental é mais necessário quando a criança tem o seu primeiro molar permanente, ou seja, por volta dos seis anos de idade. “Antes disso, ele pode ser dispensado, pois os dentes possuem espaços maiores entre eles e a escovação dá conta da limpeza”.

Já o uso de antisséptico bucal pode ser benéfico quando o produto tiver flúor, ajudando no controle da placa bacteriana – mas o produto só deve fazer parte da higiene bucal quando seu filho aprender a cuspir. Crianças abaixo dos seis anos devem usar fórmulas que não têm álcool e evitar o bochecho – é melhor embeber uma gaze e esfregar a superfície dos dentes. “Lembre-se também que o enxaguante não substitui a escovação”.

Quando usar escova?

No bebê, o ideal é usar a escovinha dental que os pais encaixam no dedo, que é pequena e molinha. “Quando a criança começa a falar e cria mais habilidade com as mãos, já é possível estimular que ela use a escova sozinha e se acostume com o hábito de higienizar os dentes após as refeições”, afirma Akaki. Não se esqueça de escovar a língua, que também acumula bactérias e resíduos de comida.

Alimentos que provocam cáries

O cuidado mais importante nas refeições é evitar os alimentos muito açucarados. “O hábito de colocar açúcar no leite, por exemplo, é um perigo aos dentes do bebê”, afirma Luiz Akaki. O cirurgião dentista Mario Groisman, da Academia Brasileira de Odontologia, conta que as bactérias causadoras da cárie usam o açúcar – a sacarose – para se alimentar. “Elas quebram a sacarose e produzem ácido lático, substância que provoca uma queda no pH da boca e dá início à desmineralização dos dentes, processo que gera cárie”, diz o especialista. O primeiro sinal de uma lesão de cárie pode ser uma simples mancha branca no dente. Por isso, o acompanhamento de um dentista desde os primeiros anos da criança é muito importante.

    VíDEO 1. ¿CóMO PREVENIR LAS ESTRíAS EN EL EMBARAZO? PIERCING EN EL OMBLIGO!! ..

    Cómo cuidar la piel en el embarazo es una de las grandes preocupaciones que todas tenemos cuando estamos experimentando tantos cambios en el cuerpo.

    PREVENCIóN DE LA TUBERCULOSIS EN ESPAñOL (ACENTO DE ESPAñA)

    All sawbo animations are given out freely. please donate at http://sawbo-illinois.org/donate.htm in order to help the sawbo team make more animations and ...

    PúRPURA TROMBOCITOPENICA INMUNOLóGICA. EL CASO DE VALERIA.

    Este video es el testimonio de una paciente del instituto para la síntesis en medicina. Tudo sobre 4 cuidados para prevenir as cáries nos dentes de leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *