Apesar da crise atual, Brasil é responsável por 39% do PIB da América Latina


Mesmo que se esforce, o governo do PT de Dilma Rousseff não foi capaz de quebrar o Brasil, o país ainda segue firme em relação aos conturbados vizinhos.

A economista-chefe para América Latina da Coface Seguradora de Crédito, Patrícia Krause, discordou do pessimismo em relação à economia brasileira. De acordo com ela, dos oito países da América Latina que respondem por 92% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, o Brasil é o primeiro dando uma contribuição de 39%. O segundo é o México com 22%. A Argentina aparece em terceiro, respondendo por 11%.

No entanto, que em termos de PIB mundial, a América Latina representa muito pouco, apenas 8,3%. Isso ela atribui à pouca abertura das economias dos maiores países da região, particularidades nos fundamentos econômicos e políticos e à precária infraestrutura.

“A região é claramente produtora de commodities agrícolas e minerais, que subiram muito nos últimos anos em decorrência da alta demanda da China. Isso foi possível mesmo com os problemas de infraestrutura, o que é uma questão negativa não só para o Brasil, mas como para toda a região”, disse.

O problema é que a América Latina não soube aproveitar os ganhos com os elevados preços das commodities para investir na infraestrutura. Por outro lado, no caso do Brasil, observou Patrícia, por conta do boom das commodities, o País conseguiu elevar bastante as reservas internacionais. “É isso que tem ajudado o Brasil a manter o grau seu de investimento”, explicou.

    A CRISE ATUAL NO BRASIL

    Narrativa histórica sobre a atual crise econômica e política no brasil.

    ATUALIDADES - CRISE ECONôMICA NO BRASIL - FATORES ESTRUTURAIS (PARTE 1)

    Essa aula começará a abordar a crise econômica no brasil e seus fatores estruturais. quer assistir mais aulas? https://goo.gl/d0mmmi stoodi é um canal ...

    QUAL O TAMANHO DA CRISE NO BRASIL

    Acesse o nexo: https://www.nexojornal.com.br/ curta a página do nexo no facebook: https://www.facebook.com/nexojornal/ Tudo sobre Apesar da crise atual, Brasil é responsável por 39% do PIB da América Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *