Curso técnico de Administração: 300 vagas gratuitas, especialidade em Gestão de Negócios e Empreendedorismo


330 vagas para o curso técnico em Administração com ênfase em Gestão de Negócios e Empreendedorismo para o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do PlugMinas.

Para quem quer entrar no mercado de trabalho, a educação técnica é o melhor passaporte para conseguir o primeiro emprego.

Para os que já estão no mercado de trabalho, em tempos de crise, quando as empresas demitem, elas optam por eliminar aqueles menos produtivos, então neste caso, quem tem uma formação técnica também tem um diferencial importante. Para aqueles que saíram do mercado de trabalho e querem retornar, o melhor caminho é fazer um curso técnico para agilizar este retorno.

Estão aptos a se candidatar a uma vaga do processo seletivo do PlugMinas jovens com idade entre 16 e 24 anos, completos até o primeiro dia de aula expresso no edital. Os candidatos deverão estar regularmente matriculados e frequentes no Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino localizadas em Belo Horizonte ou região metropolitana, ou já ter concluído o Ensino Médio (egressos) em uma escola da rede pública de ensino de Minas Gerais e que residam em Belo Horizonte ou região metropolitana.

Para se inscrever, é necessário que o interessado preencha o formulário eletrônico utilizando qualquer computador conectado à internet pelo endereço www.plugminas.mg.gov.br. Os jovens devem preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição. Caso tenha alguma dúvida no preenchimento, o candidato deverá entrar em contato com a equipe do PlugMinas através do telefone 3466-2714. As inscrições deverão ser feitas até o dia 5 de outubro.

 

Curso de Camareira Hospitalar do Senac


O SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está com inscrições abertas para o curso rápido Camareira Hospitalar para 2017 e 2018 , com objetivo de capacitar profissionais da área da saúde para preparar e organizar ambientes de hospedagem em clínicas e hospitais, preservando a saúde e garantindo o bem-estar do paciente.
Serão 20 vagas gratuitas, por meio do Programa SENAC de Gratuidade, às terças e quintas-feiras, das 14 às 18 horas, com início no dia 4 de julho.

De acordo com o gerente do SENAC Catanduva, Murillo Michel, a preocupação com o atendimento ao cliente vem, nos últimos anos, ganhando destaque nas organizações, que buscam obter um diferencial no mercado.
“As instituições de saúde também se inserem nesse cenário buscando, na hotelaria, procedimentos e técnicas que aprimorem a prestação de seus serviços e que agreguem valor para o paciente e para a empresa”, afirma.

O curso é voltado para profissionais que já atuam em instituições de saúde e que queiram desempenhar a função de camareira (o) hospitalar ou para aqueles que atuam como camareiras (os) em meios de hospedagem. As aulas contam com atividades práticas em laboratório, proposições de problemas, estudo de casos, discussões em grupo, jogos e vivências.

Ao final das aulas, os profissionais terão competência para atender os diferentes clientes de saúde, reconhecendo necessidades e expectativas, adotando postura ética, a fim de proporcionar relacionamento humano e interpessoal e garantir uma imagem de confiabilidade para o profissional e para a organização onde atua. Além disso, os alunos estarão capacitados para utilizar técnicas de preparo da cama hospitalar, limpeza do ambiente de hospedagem e sua organização com segurança.
Para inscrição, os interessados devem acessar o site www.sp.senac.br/catanduva ou ir diretamente até o Senac Catanduva, que fica na Rua Santos, 300 – Centro. Mais informações pelo telefone (17) 3643-1650.

Curso e Cozinheiro no Senac com inscrições abertas, veja detalhes e preços


Curso de serviço de cozinha no Senac. O Senac abriu inscrições para a primeira etapa de um dos cursos mais tradicionais da instituição, o curso de Cozinheiro, as aulas de Introdução aos Serviços de Cozinha, que servem como preparação para a capacitação principal, iniciam no dia 24 de maio e têm conclusão prevista para 6 de junho.

O curso conta com uma carga horária de 40h, a primeira etapa aborda conhecimentos básicos da profissão, como procedimentos de higiene, utensílios de cozinha, manipulação e conservação de alimentos, além de contar com atividades em equipe. São 10 dias de aula no horário das 8h às 12h.

Após esse período, o estudante será avaliado para verificar suas competências.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Senac (Av. Visconde de Suassuna, 500, bairro de Santo Amaro), apresentando cópias de RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade (Ensino Fundamental completo). Mais informações pelo telefone 3413-6798.

Capacitação completa

Os aprovados estarão aptos a iniciar o curso de Cozinheiro, que começa no dia 29 de junho. Dividido em quatro módulos, cada um com carga horária de 320h, além do estágio curricular, com 200h, o curso tem nove meses de aulas teóricas e práticas, no horário integral, das 8h às 17h, e o Senac oferece almoço gratuito durante o período de realização.

Serviço

Introdução aos Serviços de Cozinha
Carga horária: 40h
Período: 24/05 a 06/06
Horário: 8h às 12h
Investimento: R$ 190

SENAC reúne donos de restaurantes, bares e lanchonetes para orientação de controle de alimentos

A Vigilância Sanitária de Iguatu (VSI) em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) desenvolveu na última segunda-feira, 15, um encontro entre os donos de supermercados, restaurantes, lanchonetes e bares, para alertar sobre as exigências envoltas da legislação sanitária, bem como orientá-los por meio de palestra sobre “Soluções de Gestão para o Setor de Alimentos”.

O palestrante, chef e consultor do programa ‘Alimento Seguro’ do Senac Ceará, Bruno Modolo, ressaltou a importância do desenvolvimento e implantação do Manual de Boas Práticas de Fabricação na indústria de alimentos, setor mesa e distribuição. “Não é só possuir o manual e sim colocar em prática. Mudanças como essas, a primeiro modo, impactam e causam temor aos donos de estabelecimentos alimentícios, mas asseguram a qualidade higiênico-sanitária dos produtos e processos”, ponderou.

Enem 2017: quem tem direito a isenção da taxa de inscrição


Gratuidade na inscrição do Enem. Se você está concluindo o Ensino Médio na rede pública neste ano, sua isenção será concedida automaticamente! Se não, você pode solicitar a isenção da taxa por meio de uma Declaração de Carência Socioecônomica. Isso é válido nos seguintes casos:

– Se você é membro de família de baixa renda que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
– Se você é membro de família com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e cursou todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Se você não se encaixa em nenhuma dessas situações, precisa pagar o boleto até o dia 24 de maio. Sua inscrição só será confirmada depois disso.

Novidades desta edição

Além das provas em dois domingos consecutivos (antes, elas eram em um único fim de semana), o Enem deste ano traz mais novidades. A redação será no primeiro dia e os alunos receberão as provas já com seus nomes registrados. Além disso, candidatos surdos-mudos farão uma prova diferente, adaptada às necessidades deles.

Você pode entrar em uma universidade de outras maneiras. As bolsas de estudo, por exemplo, são uma alternativa. No Educa Mais Brasil, os alunos podem conseguir até 70% de desconto na mensalidade.

A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. As inscrições ocorrem somente no site www.enem.inep.gov.br/participante. Vale ressaltar que elas só são consideradas confirmadas após o pagamento do boleto.

Para fazer a inscrição, você precisar saber:

  • qual o endereço de acesso
  • quais os documentos necessários
  • como definir sua senha
  • como pedir atendimento especializado
  • como e quem pode solicitar a isenção