Como preencher o Guia da Previdência Social pela internet – GPS


Bem prático, é muito simples,  basta visitar o site da Previdência e escolha uma destas opções: “Contribuintes filiados à Previdência Social antes de 29/11/1999” ou “Contribuintes filiados à Previdência Social a partir de 29/11/1999”.

Leve em consideração a data em que você se cadastrou no PIS. Em seguida, preencha as informações que o site pede, como data (que é chamado de ‘competência’ pela Previdência) e valor. Assim que terminar, selecione o botão “gerar GPS” e imprima o documento.

Caso o contribuinte Individual não tiver atividade cadastrada na Previdência Social, não possuir o primeiro recolhimento em dia ou quiser efetuar recolhimento de período decadente, poderá solicitar o recolhimento em atraso nas Agências da Previdência Social mediante comprovação do exercício da atividade durante o período em que está em débito.

WhatsApp Business, o que é e como ter o seu


Este novo modelo ainda está no modo beta e  só está disponível a um pequeno número de empresas integrantes do teste piloto, mas deverá estar disponível em breve para qualquer outra que se queira inscrever, tendo já começado a aparecer algumas informações desta nova funcionalidade no FAQ do WhatsApp.

A nova plataforma businessdo Whatsapp, ainda em programa piloto, estaria implementada em um número limitado de empresas e apenas em alguns países, mas sua disponibilidade deve ser ampliada nas próximas semanas.

Na nova funcionalidade, a conta empresarial cadastrada no Whatsapp recebe um tipo de certificado da rede social, garantindo aos clientes a confiabilidade do contato.

Com a introdução do WhatsApp Business, também deverão ser adicionadas em breve novas ferramentas dedicadas a empresas, com várias a serem certamente pagas, criando finalmente uma fonte de rendimentos no WhatsApp.

Instalar o suporte a impressoras e scanners da Canon no Ubuntu, veja como


Por padrão, o Linux reconhece muitas marcas e modelos de impressoras, mas isso nem sempre é o suficiente. Por exemplo, a Canon produz bons equipamentos de impressão mas infelizmente, nem sempre a empresa disponibiliza drivers para Linux.

Mas se você possui uma impressora ou scanner da Canon, e precisa fazê-la funcionar no seu sistema, esse tutorial irá mostrar como instalar o suporte da Canon no Ubuntu. Com isso, você poderá tranquilamente utilizar seu equipamento, sem precisar sair do seu sistema Linux.

Para instalar o suporte a impressoras e scanners da Canon no Ubuntu, faça o seguinte:

1. Abra um terminal, para isso, pressione as tela CTRL + ALT + T;

2. Na janela do terminal, adicione o repositório dos drivers da Canon digitando o comando abaixo e teclando enter (será necessário fornecer a sua senha);

sudo add-apt-repository ppa:inameiname/stable -y

3. Em seguida, atualize a lista de repositórios do Ubuntu, digitando o comando a seguir e teclando enter;

sudo apt-get update

4. Para instalar os drivers das impressoras da Canon, digite o comando abaixo, seguido da tecla enter;

sudo apt-get install cnijfilter* -y

5. Para instalar os drivers dos scanners da Canon, digite o comando abaixo e tecle enter;

sudo apt-get install scangearmp* -y

Depois disso, você pode instalar a sua impressora Canon no Ubuntu, seguindo o seguinte tutorial:

Pronto! Com os drivers instalados, boa parte das impressoras e scanners da Canon podem ser instalados e usados no Ubuntu, a qualquer momento.

Aprenda como postar fotos 360 no aplicativo do Facebook para celular


O Facebook permite fazer fotos em 360 graus diretamente pelo aplicativo para celular. Antes, para publicar imagens neste formato, o usuário precisava importar a foto panorâmica feita por outro aplicativo. Com a ferramenta, ficou mais fácil e rápido enviar uma imagem 360. O recurso está sendo liberado aos poucos e deve chegar à conta de todos os usuários em breve.

Se você já foi contemplado com a novidade, veja, a seguir, as dicas de como fazer e postar fotos em 360 graus no Facebook. O passo a passo é o mesmo no iPhone (iOS) e Android.

Como capturar e compartilhar fotos em 360 graus

1. Abra o app do Facebook e toque em “Compartilhe como foi o seu dia…” para criar uma nova publicação. Agora, deslize o menu de opções para cima.

2. Em seguida, toque em “Foto 360”. Se for a primeira vez que você usa o recurso, um vídeo de introdução será exibido. Toque em “OK” para fechá-lo.

3. Posicione o enquadramento da câmera dentro da área indicada e toque sobre o botão de captura. Gire lentamente o celular para capturar toda a área ao redor.

4. Quando terminar, a imagem será automaticamente processada e convertida em uma foto de 360 graus. Você pode movimentar a foto com os dedos e decidir qual parte será usada como chamariz na rede social – o Facebook chama isso de “visualização inicial”. Caso queira, é possível marcar seus amigos e adicionar o local em que o registro foi feito. Por fim, toque em “Publicar” para compartilhar a foto em 360º.