WatchESPN: nova ferramenta para assistir esporte ao vivo vem revolucionando o mercado – TV por Assinatura em franca decadência


Mercado de TV por Assinatura em queda livre. Mais de 335 mil pessoas cancelaram suas assinaturas de TVs pagas nos últimos 12 meses. Por outro lado, os clientes de banda larga cresceram mais 5% no mesmo período. De olho nessa fatia do mercado e em busca de novos espectadores, as emissoras voltadas para o público esportivo começam a encontrar outras plataformas para exibirem seus conteúdos.

Pioneira nesse quesito, a ESPN disponibilizou boa parte de seus programas para quem não possui nenhum contrato com operadoras de TV. Desde maio, os fãs do esporte já podem acompanhar a emissora por meio da WatchESPN, inclusive transmissões ao vivo, serviços antes restrito aos assinantes. Basta ter algum provedor fixo de banda larga credenciado ao canal.

A própria CBF inovou na transmissão dos amistosos da seleção brasileira na Austrália na última semana. Sem acordo com a Globo, as partidas contra Argentina e Austrália foram exibidas pelas TVs Brasil e Cultura, além do Facebook, do site Uol e por um canal de internet exclusivo para assinantes da operadora de telefonia Vivo, uma das patrocinadoras da seleção.

No início do ano, os clássicos entre Atlético-PR e Coritiba, pelo Campeonato Paranaense, também foram veiculados apenas pela internet. Muitos clubes de futebol têm explorado a plataforma para transmitir entrevistas coletivas e algumas partidas ao vivo.

“A ESPN sempre foi uma empresa reconhecida pelo seu pioneirismo e pela inovação na entrega do conteúdo esportivo. Nossa missão é atender os fãs de esporte a qualquer hora e lugar. Dessa forma, oferecemos conteúdo em todas as plataformas, seja pela TV ou na internet, possibilitando o acesso das informações do mundo do esporte por computador, smartphone ou tablet. Essa entrega de conteúdo multiplataforma ocorre em mais de 60 países em todo o mundo onde a ESPN está presente”, explica German Hartenstein, diretor geral da ESPN no Brasil.

Variedade. A nova plataforma disponibiliza também um catálogo com 600 títulos. São documentários produzidos pela própria ESPN e outros exibidos pela emissora. “OJ Made in América”, que retrata a vida do ex-jogador de futebol americano OJ Simpson, acusado de assassinar a própria mulher, e que foi o vencedor do Oscar de melhor documentário em 2016, é o campeão de audiência.

Um dos grandes motivadores para que a ESPN investisse nesse tipo de plataforma é o fato de as TVs por assinatura fazerem parte de apenas 27% dos lares do país, bem diferente dos EUA, por exemplo, onde 90% dos domicílios contam com algum sistema de TV paga.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações, enquanto o número de clientes de TVs a cabo vem caindo drasticamente, o serviço de banda larga no país teve aumento de 5,28% nos últimos 12 meses. Até março deste ano, eram 27,17 milhões de assinantes. Mas pesquisa do Ibope aponta que 70% do público em geral ainda assiste a programas de esportes pela televisão.

“Embora o mercado da TV por assinatura aponte uma pequena queda no total de assinantes nos últimos meses, temos alcançado resultados cada vez melhores em todas as plataformas, seja TV, site ou nosso conteúdo no WatchESPN”, completa o executivo do canal esportivo brasileiro.

Opções. O Brasil tem três emissoras por assinatura com conteúdo voltados exclusivamente para o esporte: ESPN, SporTV e Fox Sport, mas os dois últimos ainda não oferecem serviço por banda larga.

Números. A CBF contabilizou 2,5 milhões de visualizações só no Facebook no amistoso contra a Argentina no dia 9 de junho, na Austrália. Já no jogo diante dos donos da casa, no dia 13, teve 1,4 milhão de visualizações.

Pela TV. Os jogos transmitidos pela TVs Cultura e Brasil tiveram praticamente a mesma audiência nos dois dias. Contra a Argentina, a TV Cultura teve média de 2,3 pontos, e a TV Brasil registrou 0,6. Contra a Austrália, na terça-feira, a TV Cultura teve média de 2,2 pontos, e a Brasil, 0,3. A média para o horário na TV Cultura foi cinco vezes maior que a normal.

NÚMEROS

100% a mais de audiência teve o serviço da ESPN após a ampliação

70% do público que assiste à televisão é consumidor de esportes

18,5 mi de pessoas no Brasil têm acesso à TV por assinatura

27,17 mi de brasileiros assinam alguma operadora de banda larga

“A plataforma vem atingindo recordes de acessos com as transmissões de eventos ao vivo, como Super Bowl, finais da NBA e jogos do futebol internacional, no qual tivemos a exclusividade da Premier League na última temporada. No entanto, como o novo modelo do WatchESPN para assinantes exclusivos de provedores de banda larga foi implantado no último mês, ainda não temos números que possam ser compartilhados. Esperamos o mesmo sucesso da plataforma disponível aos assinantes dos canais na TV por assinatura, que consomem em 2017 o dobro de conteúdo no WatchESPN no comparativo com 2016”, garante o diretor geral da ESPN no Brasil, German Hartenstein.

A emissora possui o WachtESPN desde 2011, mas antes o conteúdo era exclusivo para assinantes. O acesso à plataforma é feito de duas maneiras: via site (www.espn.com.br/watchespn) ou por meio do aplicativo para iOS e Android.

“Os fãs de esporte consomem conteúdo em todo lugar, seja na TV em casa, pelo site ou com a portabilidade do smartphone e do tablet para acessar nosso site ou programação ao vivo pelo WatchESPN. Uma plataforma alavanca a outra, e os resultados são melhores a cada ano”, diz Hartenstein.

DAZN empresa de streaming compra direitos e garante Champions League junto a Sky – Netflix do Esporte


A DAZN, considerada a ‘Netflix do esporte’, assegurou a compra dos direitos de transmissão da Uefa Champions League entre 2018/19 e 2020/21. O acordo foi oficializado nesta terça-feira e chamou a atenção pelas cifras que envolveu: ao redor de 600 milhões de euros (R$ 2.145 bilhões) pelas três temporadas.

Somente os assinantes da Alemanha e da Áustria terão acesso à plataforma, que está se popularizando no mercado europeu.

Ela utiliza a tecnologia OTT (em inglês, over the top), considerado o pay-per-view do futuro e que, em breve, deve chegar também ao futebol brasileiro.

O acordo foi alinhado pela DAZN com a Sky Alemanha, que detém os direitos da Liga dos Campeões na Alemanha e na Áustria.

“Nós estamos extremamente orgulhosos de trazer a Uefa Champions para a DAZN a partir da temporada 2018/19. Esse direito complementa perfeitamente a nossa cobertura ao vivo de todas as ligas europeias. Agora, os torcedores poderão ver o que existe de melhor com a Premier League, Liga espanhola, Série A, Ligue 1 e também os melhores momentos da Bundesliga”, disse o CEO da empresa, James Rushton, em comunicado.

O anúncio inaugura uma nova era no mercado europeu de direitos de transmissão.

O grupo foi criado em setembro de 2007 através da fusão de duas empresas: Premium TV Limited, um provedor de soluções web e móveis para o setor do esporte, e o Inform Group, uma agência digital de direitos esportivos. As empresas foram rebatizadas de “PERFORM” em janeiro de 2008, sob a liderança do atual diretor executivo Simon Denyer, e ex-CEO Oliver Slipper de ambas as empresas.

Programação de Futebol na TV desta quarta-feira – Assistir ao vivo


Agenda com o melhor da TV no mundo esportivo nesta quarta, 05/01/2017, confira!

SEGUNDA, 27

Sul-Americano Sub-17
17h Colômbia x Uruguai
Transmissão: SporTV (com Guto Nejaim e Carlos Eduardo Lino)
19h Bolívia x Equador
Transmissão: SporTV (com Clayton Carvalho e Edinho)
TERÇA, 28
Sul-Americano Sub-17
17h Venezuela x Paraguai
Transmissão: SporTV 2 (com Guto Nejaim e Carlos Eduardo Lino)
19h Peru x Argentina
Transmissão: SporTV 2 (com Daniel Pereira e Edinho)
Copa Sul-Americana
19h15 Boston River-URU x Comerciantes Unidos-PER
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e André Loffredo)
21h45 Deportivo Cali-COL x Sportivo Luqueño-PAR
Transmissão: SporTV (com Jader Rocha e Raphael Rezende)
QUARTA, 1
Copa do Brasil
19h30 Sinop-MT x Fluminense
Transmissão: SporTV (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona)
21h45 Vila Nova x Vasco
Transmissão: TV Globo para RJ, MG (Juiz de Fora), ES, GO, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA (Santarém), AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior e Paulo César Oliveira) e SporTV e PFCI (com Eduardo Moreno e Edinho)
21h45 Brusque x Corinthians
Transmissão: TV Globo para SP, RS, SC, PR, MG (menos Juiz de Fora), MS, MT, BA, AL, CE e PA menos Santarém (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba)
Primeira Liga
19h30 Chapecoense x Atlético-MG
Transmissão: SporTV 2 (menos SC), Premiere e PFCI (com André Lino e Paulinho Criciúma)
Campeonato Pernambucano
21h45 Sport x Náutico
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Junior, Cabral Neto e Wilson Souza)
Campeonato Catarinense
19h30 Tubarão x Criciúma
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Ramiro Ruschel e Mário Marcos)
Sul-Americano Sub-17
17h Bolívia x Colômbia
Transmissão: SporTV 2 (com Julio Oliveira e André Loffredo)
QUINTA, 2
Primeira Liga
19h15 Paraná x Figueirense
Transmissão: SporTV 2 (menos PR), Premiere e PFCI (com Linhares Jr e Gil Rocha)
21h30 Grêmio x Ceará
Transmissão: SporTV (menos RS), Premiere e PFCI (com Luiz Alano e Batista)
Campeonato Mineiro
20h30 Cruzeiro x Caldense
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Rogério Corrêa e Henrique Fernandes)
Campeonato Baiano
19h30 Galícia x Vitória
Transmissão: Premiere (com Danilo Ribeiro e Jorge Allan)
Campeonato Pernambucano
20h30 Santa Cruz x Salgueiro
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Cabral Neto)
Copa Sul-Americana
21h30 Deportes Tolima-COL x Bolívar-BOL – Loco Abreu
Transmissão: SporTV 2 (com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino)
Sul-Americano Sub-17
17h Peru x Venezuela vai Jogar
Transmissão: SporTV 2 (com Clayton Carvalho e Ricardo Gonzalez)
19h Paraguai x Brasil
Transmissão: SporTV (com Daniel Pereira e Edinho)
07h00 – ATP Tênis de Brisbane – ESPN
07h30 – Copa Hopman de Tênis: Alemanha x Suiça – ESPN+
11h00 – Copa do Mundo de Saltos com Esqui: etapa da Áustria – SPORTV2
16h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Cruzeiro x River/PI – SPORTV
16h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Bahia x Trindade/GO – ESPN BRASIL
18h00 – Liga Espanhola de Futsal: Movistar Inter x Peñiscola RehabMedic – EI MAXX
18h45 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Corinthians x Pinheiro/MA – SPORTV
21h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Santos x Floresta/CE – REDE VIDA
21h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Flamengo x Central/PE – SPORTV e ESPN BRASIL
22h00 – Basquete Universitário Americano: East Carolina x Connecticut – WATCHESPN (Internet)
22h00 – Basquete Universitário Americano: Georgia Tech x Duke – WATCHESPN (Internet)
22h00 – Basquete Universitário Americano: South Carolina x Georgia – WATCHESPN (Internet)
23h00 – NBA: Cleveland Cavaliers x Chicago Bulls – ESPN
23h00 – WTA Tênis de Brisbane – SONY
23h00 – Basquete Universitário Americano: Drake x Wichita State – WATCHESPN (Internet)
23h00 – Basquete Universitário Americano: Iowa State x Baylor – WATCHESPN (Internet)
23h00 – Basquete Universitário Americano: Texas x Kansas – WATCHESPN (Internet)
00h00 – Basquete Universitário Americano: Oregon x Washington – WATCHESPN (Internet)
00h00 – Basquete Universitário Americano: Louisville x Notre Dame – WATCHESPN (Internet)
00h00 – Basquete Universitário Americano: Virginia x Pittsburg – WATCHESPN (Internet)
00h30 – ATP Tênis de Brisbane – ESPN+
01h30 – NBA: Golden State Warriors x Portland Trail Blazers – ESPN
02h00 – Basquete Universitário Americano: San Diego State x Nevada – WATCHESPN (Internet)

 

As semifinais terão todos os seus jogos exibidos pelos canais Esporte Interativo, além das afiliadas da Globo na região, caso de Globo Nordeste, TV Verdes Mares e TV Bahia – Assistir ao vivo em 08/04/

11h45 – Campeonato Russo: Terek x Zenit – ESPN
13h00 – Copa Algarve de Futebol Feminino: Alemanha x Brasil – SPORTV2
13h30 – Campeonato Italiano: Parma x Udinese – FOX SPORTS2
14h00 – Copa da Alemanha: Arminia Bielefeld x Borussia Monchengladbach – ESPN
14h30 – Campeonato Russo: Cska Moscou x Dinamo Moscou – ESPN BRASIL e TERRA (Internet)
15h00 – Campeonato Espanhol: Barcelona x Almeria – SPORTS+
15h30 – Copa da Alemanha: Bayer Leverkusen x Bayern de Munique – ESPN+
15h45 – Copa da Itália: Napoli x Lazio – TERRA (Internet)
16h00 – Copa da França: PSG x St. Etienne – ESPORTE INTERATIVO e SPORTV
16h00 – Taça de Portugal: Sporting x Nacional – SPORTV2
16h45 – Copa da Inglaterra: Blackburn x Liverpool – ESPN
17h00 – Campeonato Espanhol: Rayo Vallecano x Real Madrid – ESPN BRASIL
17h00 – Campeonato Espanhol: Granada x Celta – SPORTS+
17h00 – Liga dos Campeões da Concacaf: Alajuelense x Montreal – FOX SPORTS2 (VT)
17h15 – Campeonato Potiguar: América x Baraúnas – ESPORTE INTERATIVO NORDESTE
19h00 – Copa do Brasil Sub-17: Corinthians x Bahia – SPORTV
19h30 – Campeonato Paulista: Mogi Mirim x Botafogo – PREMIERE
19h30 – Campeonato Catarinense: Inter de Lages x Criciúma – PREMIERE
19h30 – Campeonato Paranaense: Coritiba x Cascavel – PREMIERE
19h30 – Campeonato Maranhense: Sampaio Correa x Moto Club – GUARÁ (MA) e ESPORTE INTERATIVO NORDESTE
19h45 – Taça Libertadores da América: Huracán x Universitário – FOX SPORTS
19h45 – Taça Libertadores da América: Deportivo Tachira x Sporting Cristal – FOX SPORTS2
20h00 – NBA: Detroit Piston x Boston Celtics – ESPN
20h00 – MLB: Philadelphia Phillies x Boston Red Sox – ESPN+
20h30 – Campeonato Paraense: Paysandu x Parauapebas – CULTURA (PA)
22h00 – Campeonato Carioca: Madureira x Fluminense – GLOBO (RJ, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF), BAND (RJ, AM, AC, RO, RR, AP, TO, PA, MA, PI, RN, PB, PE, AL, SE, BA, DF, MG, ES e região de Piracicaba/SP) e PREMIERE
22h00 – Campeonato Carioca: Vasco x Volta Redonda – PREMIERE
22h00 – Campeonato Carioca: Nova Iguaçu x Flamengo – PREMIERE
22h00 – Campeonato Carioca: Botafogo x Macaé – PREMIERE
22h00 – Campeonato Paulista: XV de Piracicaba x Corinthians – GLOBO (SP – exceto Campinas -, MS e CE), BAND  e PREMIERE
22h00 – Campeonato Paulista: São Paulo x Portuguesa – GLOBO (apenas Campinas) e PREMIERE
22h00 – Campeonato Paulista: Ituano x Palmeiras – SPORTV2
22h00 – Campeonato Paulista: Santos x Rio Claro – PREMIERE
22h00 – Campeonato Paulista: Capivariano x Ponte Preta – PREMIERE
22h00 – Campeonato Paulista: Penapolense x São Bento – PREMIERE
22h00 – Campeonato Paulista: Red Bull Brasil x Linense – PREMIERE
22h00 – Campeonato Gaúcho: Internacional x Cruzeiro – RBS (RS) e PREMIERE
22h00 – Campeonato Paranaense: Operário x Paraná – RPC (PR), BAND (PR – exceto região de Maringá e Londrina) e PREMIERE
22h00 – Campeonato Paranaense: Maringá x Londrina – BAND (PR – apenas região de Maringá e Londrina)
22h00 – Campeonato Catarinense: Chapecoense x Joinville – RBS (SC)
22h00 – Campeonato Goiano: Goiás x Goianésia – ANHANGUERA (GO) e TV GOIÂNIA (GO)
22h00 – Campeonato Alagoano: CSA x CRB – GAZETA (AL)
22h00 – Campeonato Mato-Grossense: Cuiabá x Operário – CENTRO AMÉRICA (MT)
22h00 – Copa do Nordeste: Sport x Bahia – GLOBO (PE e BA) e ESPORTE INTERATIVO
22h00 – Copa do Nordeste: Ceará x Vitória – ESPORTE INTERATIVO NORDESTE
22h00 – Taça Libertadores da América: Cruzeiro x Mineros – GLOBO MINAS (MG), SPORTV e FOX SPORTS
22h00 – Taça Libertadores da América: Tigres x River Plate – FOX SPORTS2
22h30 – Torneio Masters de Golfe: rodada 3 – ESPN (VT)
20h00 – MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres – ESPN+

Jogos de 08/04/2015 – 8 de abril na TV ao vivo na Globo, Sportv, ESPN e Fox Sports

Campeonato Alagoano

CEO x ASA – Edson Matias, 20:30
Coruripe x CSE – Gérson Amaral, 20:30
CSA x CRB – Rei Pelé, 22:00

Campeonato Carioca

Boa Vista x Friburguense, 22:00
Vasco x Volta redonda – São Januário, 22h
Bangu x Resende, 22h
Nova Iguacu x Flamengo – Moacyrzão, 22h
Botafogo x Macaé – Engenhão, 22h
Madureira x Fluminense – Raulino de Oliveira, 22h
Cabofriense x Bonsucesso – Correão, 22h
Tigres-RJ x Barra Mansa – Los Larios, 22h

Campeonato Catarinense

Inter de Lajes x Criciúma – Tio Vida, 22h
Chapecoense x Joinvile Arena Condá, 22h

Campeonato Espanhol

Deportivo La Coruña x Córdoba – Riazor, 15:00
Barcelona x Almería – Camp Nou, 15:00
Grana x Celta de Vigo – Nuevo Los Cármenes, 17h
Rayo Vallecano x Real Madrid – Terresa Rivero, 17h

Campeonato Goiano

Atlético x Grêmio Anápolis – Serra Dourada, 19:30
Cracx Trindade – Genervino da Fonseca, 19:30
Goiás x Goianésia – Serrina, 22h

Campeonato Maranhense

Araioses x Imperatriz – Cardosão, 15:45
Sampaio Corrêa x Moto Club – Castelão, 19:45

Campeonato Paraense

Paysandu x Paraupebas – Curuzu, 20:30 – 15/4 – 22/4 – 29/4

Campeonato Paraibano

Sousa x Treze de Campina Grande – Marizão, 20:30
Botafogo PB x Lucena – Almeidão – João Pessoa, 20:30
Campinense x Miramar – Amigão, 20:30
Veja também agenda dos dias: 08/04/2015 – 15/04/2015 – 22/04/2015 – 29/04/2015

[feed url=”http://www.sky.com.br/servicos/Guiadatv/CanalDetalhe.aspx?qChave=443″ number=”10″]

Esportes: Programação do Futebol nesta sexta na TV


Sexta-feira recheada de muito futebol internacional na telinha, aberta e por assinatura, destaque para o Campeonato francês, confira e acompanhe ao vivo.

AGENDA DA TV (SEXTA, 6/1/2017)

Jogos da Copinha seguem em destaque na TV e internet
07h00 – ATP Tênis de Brisbane – ESPN
07h30 – Copa Hopman de Tênis: França x Suíça – ESPN+
11h30 – Aberto de Tênis do Qatar: semifinais – BANDSPORTS
13h40 – Copa do Mundo de Saltos com Esqui: etapa da Áustria – SPORTV3
14h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Guarulhos x Desportiva/PA – REDE CONTÍNUA (Internet)
15h15 – Copa do Rei: Athletic Bilbao x Barcelona – EI MAXX (VT)
16h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Fluminense x Interporto/TO – SPORTV
16h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Portuguesa x Figueirense – FPF TV (Internet)
16h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Mogi Mirim x Internacional – FPF TV (Internet)
16h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Flamengo de Guarulhos x Avaí – REDE CONTÍNUA (Internet)
17h45 – Campeonato Espanhol: Espanyol x La Coruña – WATCHESPN (Internet)
17h55 – Copa da Inglaterra: West Ham x Manchester City – ESPN BRASIL
18h45 – Copa São Paulo de Futebol Junior: São Bento x Flamengo – SPORTV
19h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Bragantino x Cruzeiro – FPF TV (Internet)
21h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Bahia x Fast – REDE VIDA
21h00 – Copa São Paulo de Futebol Junior: Corinthians x Operário/MS – SPORTV
21h30 – Superliga de Vôlei Feminino: Rio do Sul x SESI – SPORTV2
23h00 – NBA: Milwaukee Bucks x New York Knicks – ESPN
00h30 – ATP Tênis de Brisbane – ESPN+
01h30 – NBA: Golden State Warriors x Memphis Grizzlies – ESPN
*horários de Brasília
**programação sujeita a alterações