Audi S5 2018: preço, ficha técnica, prós e contras do cupê


Ótimo equilíbrio entre estilo e força. Assim pode ser resumida a segunda geração do S5, versão ligeiramente apimentada do A5, que deve chegar ao Brasil no último trimestre deste ano, o cupê de quatro portas da Audi, que ficou maior e teve o visual atualizado. Mas o maior destaque do carro é o novo motor 3.0 V6 turbo de 360 cv e 51 mkgf.

 

A sutileza do desenho da carroceria da primeira geração deu lugar aos traços bastante evidentes, com vincos pronunciados. O capô ficou mais baixo e “agressivo”, por causa das novas “nervuras”, e as laterais têm linhas mais retas. O para-choque foi redesenhado e grade “tridimensional”, está mais larga.

O espaço interno aumentou 1,7 cm no comprimento e 1,1 cm na largura. No banco traseiro, a área para joelhos também cresceu 2,4 cm. Além disso, agora há o painel de instrumentos virtual (virtual cockpit), igual ao do Q7, A4 e TT, por exemplo.

Trata-se de uma tela de 12,3 polegadas personalizável. O motorista escolhe quais informações serão exibidas . Há também o head-up display, que projeta dados como velocidade em tempo real e indicações do sistema de navegação GPS no para-brisa.

O sistema multimídia tem espelhamento de smartphones para as plataformas iOS e Android. Outra ótima solução é o sistema de recarga da bateria do celular por indução (sem fio) e, na Europa, o Audi tem conexão com internet de quarta geração (4G LTE).

Graças às atualizações, embora tenha crescido, a carroceria do S5 ficou 15 quilos mais leve que a do modelo anterior. No total, o Audi “emagreceu” 85 quilos e agora pesa 1.470 kg.

O câmbio automático de oito velocidades é silencioso, faz as trocas de forma suave e não falha na hora de “escolher” a melhor marcha conforme a situação. Ainda assim, fica devendo à bem resolvida transmissão automatizada de sete velocidades do primeiro S5.

Para quem gosta de uma tocada mais esportiva, a opção de trocas manuais nas borboletas atrás do volante podem reduzir a sensação de retrocesso entre as duas gerações do Audi. O fato é que a nova caixa é mais adequada às tecnologias de direção semi-autônomas, que estão sendo incorporadas a todos carros do segmento na Europa.

De modo geral, o novo S5 é um carro dócil e fácil de dirigir e dispõe de boa oferta de potência e torque em qualquer regime de rotação – a força máxima é entregue a partir das 1.370 rpm. Mas essa versão, intermediária entre o A5 “normal” e a “nervosa” RS5, é mais gostoso de acelerar em autoestradas com longas retas, como as Autobahns alemãs, que em vias sinuosas.

Não que o S5 seja ruim de curva, longe disso.  Até porque nesta segunda geração a distância entre os eixos cresceu (para 2,82 metros) e os balanços dianteiro e traseiro diminuíram. Além disso, a suspensão agora é do tipo five-link (cinco braços) na frente e atrás ­– no antigo S5 na traseira o sistema era rapezoidal.

Trocando tudo em miúdos, o novo Audi S5 ataca as curvas sem medo e, graças também aos vários controles eletrônicos, como os de tração e estabilidade, passa sensação de total segurança ao motorista, mesmo quando se abusa um pouco da velocidade. Ou seja: se falta alguma pimenta nas respostas, sobra conforto em longas viagens.

A bordo do S5, foi possível percorrer os quase 400 km que separam Munique, na Alemanha, de Praga, na República Checa, em pouco mais de três horas. E sem sentir qualquer desconforto ou cansaço – graças também aos bancos com desenho anatômico.

Ficha técnica:

Motor: 3.0 V6, 24V, turbo, gasolina
Potência (cv): 360 a 5.400 rpm
Torque (mkgf): 51 a 1.370 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,7 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Comprimento: 4,73 metros
Largura: 1,84 metro
Distância entre-eixos: 2,82 metros
País de origem: Alemanha

Prós

Motor
Novo 3.0 V6 oferece potência e torque de sobra em qualquer situação e está sempre pronto para responder aos comandos do acelerador.

Contras

Câmbio
Embora não seja ruim, caixa automática de oito marchas fica aquém da automatizada de sete velocidades do modelo anterior.

    2018 AUDI S5 SPORTBACK: START UP, EXHAUST, TEST DRIVE AND REVIEW

    Help us reach 50000 subscribers! https://www.youtube.com/channel/ucvx5zqhmgq1pze_4guxie8w todays video goes in depth on the all new 2018 audi ...

    2017 AUDI S5 354HP - PERFECT COUPE!!

    2017 audi s5 first drive (test) let's start with the obvious elephant in the room: the new 2017 audi s5 looks mostly like the model it replaces. is that a bad thing ...

    GARAGEM DO BELLOTE TV: AUDI S5 COUPé

    Conheça todos os detalhes da versão esportiva s5, equipada com motor v6, supercharger e 333 cv. #garagemdobellote exemplar cedido pela audi brasil. Tudo sobre Audi S5 preço, ficha técnica, prós e contras do cupê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *