Bancos quebram se queda preços de imóveis chegar a 55% – Bolha Imobiliária


Como números no Brasil são sempre maquiados, talvez bem menos que 55% já seria possível uma quebradeira nos bancos brasileiros. O estudo do BC, que, porém, não trabalha com cenário de bolha

Se o valor dos imóveis no Brasil cair 55% haverá bancos com perda total do capital principal, o que caracterizaria situação de insolvência. A informação é do Relatório de Estabilidade Financeira, elaborado pelo Banco Central (BC).

Segundo o trabalho, uma queda de 45% já implicaria o desenquadramento de alguns bancos em relação às regras de exigência de capital.

O relatório, no entanto, ressalva que não vê expectativa de que isso ocorra. “Ambos os choques são maiores do que a queda acumulada, ocorrida em um período de três anos, entre os valores máximo e mínimo dos imóveis residenciais nos Estados Unidos durante a recente crise do subprime (créditos de alto risco vinculados a imóveis, com garantia insuficiente, o que desencadeou a crise financeira) de 33%”, analisa o BC.

No entanto, o economista Maurício Dias David, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), não descarta que o país esteja vivendo uma bolha imobiliária, cujo estouro poderia derrubar dramaticamente a cotação de casas e apartamentos.

“O economista Robert Schiller, da Yale School e Prêmio Nobel em 2013, esteve no Brasil e afirmou que o país tem todos os sintomas de crise imobiliária. Foi muito criticado, mas os sintomas realmente estão aí”, salienta.

David, que integra o Conselho Editorial do MM, lembra que Schiller, ao lado do colega Nouriel Roubini, apontou antes da crise do subprime a gravidade da situação nos EUA a partir de créditos irresponsáveis concedidos ao setor imobiliário.

“No Brasil, o preço dos imóveis não tem consistência com o nível de renda da população e a situação pode mudar bruscamente. Não seria um desastre igual ao do subprime, mas a especulação levou a uma euforia típica das bolhas”, compara o economista.

    FUNKEIRO MC PEDRINHO CAI DO PALCO E SE QUEBRA

    Tal de mc pedrinho foi querer se aparecer demais em um show de funk e acabou quebrando o braço ao cair de cima do palco - mc pedrinho cai do palco - mc ...

    PILOTO MORRE DURANTE TRILHA EM TREVISO

    Outros motociclistas que também faziam o percurso afirmaram que o piloto perdeu o controle do veiculo e colidiu contra uma árvore.

    QUEBRA PAU NA IGREJA, SAIU ATé TIRO

    Tudo sobre Bancos quebram se queda preços de imóveis chegar a 55% – Bolha Imobiliária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *