Carreira: Conheça 4 dicas para quem vai atualizar o currículo


 curriculo

1. No currículo online inclua o máximo de informações possível – Se o currículo de papel tem limite de tamanho e geralmente conta com uma ou duas páginas, a versão online não deve ser enxuta. Use e abuse de palavras chaves e não deixe nenhum projeto relevante de fora, porque ele pode ser essencial para você ser chamado para a entrevista.

“O currículo online é ligado a um sistema de recrutamento e seleção que cruza as informações entre o perfil da vaga e os currículos, por isso ele precisa ser bem completo para aparecer nesse cruzamento”, diz Fernanda.

2. Revise o documento ao menos três vezes – “Temos uma oportunidade, você pode me enviar o currículo agora?”. Ao receber essa ligação, você vai desejar como nunca ter seguido os conselhos da especialista sobre manter as informações atualizadas.

Incluir dados novos em meio a ansiedade de concorrer a uma oportunidade profissional pode resultar em deslizes gramaticais, por pura pressa e desatenção. “Ao recrutador soa como desleixo, mas, muitas vezes, é ansiedade”, diz Fernanda.

Por isso, releia tudo e atente a detalhes, letras trocadas, erros ortográficos e de concordância. “Peça para alguém ler com olhos críticos”, indica a especialista.

3. Indique o objetivo profissional – Ele pode ser mais abrangente, indicando a área de atuação ou mais específico trazendo também o cargo almejado. O importante é que o recrutador perceba que você é um profissional que sabe o que quer. “Colocar a critério da empresa, não é indicado porque passa a imagem de que a pessoa não tem um objetivo”, lembra Fernanda.

4. Atente à relevância das experiências – Aquela palestra sobre nutrição a que você assistiu deve ficar de fora se o seu objetivo é conquistar uma oportunidade no mercado financeiro. “Inclua apenas o que for relevante e que reflita suas aptidões”, diz Fernanda.

Evite colocar adjetivos soltos. Se você é proativo, organizado e tem habilidades de liderança, coloque projetos e experiências que exemplifiquem estas competências. Comandar um grupo de estudo mostra que você está desenvolvendo a liderança, fazer cursos online gratuitos revela a sua proatividade na hora de buscar conhecimento e por aí vai. “O recrutador vai sempre buscar as experiências que comprovem as competências”, explica Fernanda.

    4 DICAS PARA MUDAR DE CARREIRA COM SEGURANçA

    O educador, coach e especialista em orientação profissional maurício sampaio apresenta passos importantes para quem está pensando em fazer uma ...

    4 DICAS PARA DESENVOLVER A SUA CARREIRA

    Há mais de quinze anos atuando com projetos sociais e culturais tenho a certeza de que é a organização e o planejamento que pode alavancar a sua carreira ...

    TV NUBE: DICAS DE CARREIRA - 4 ERROS MAIS COMUNS NOS E-MAILS

    Escrever um e-mail pode parecer uma coisa simples, porém o uso dessa ferramenta peca por muitos erros e falta de objetividade. a tv nube ouviu ... Tudo sobre Carreira Conheça 4 dicas para quem vai atualizar o currículo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *