NovasdoDia » Tecnologia » Carreira » Carreira: Conheça 7 atitudes que as empresas esperam dos trainees

Carreira: Conheça 7 atitudes que as empresas esperam dos trainees

empresas.

1 – Fazer tudo o que é possível – Não importa qual é a etapa na trajetória profissional, a regra básica para crescer na carreira é fazer com excelência o próprio trabalho – e quando possível, ir além. Durante o programa de trainee, a história não é diferente: os executivos da companhia esperam que cada jovem profissional faça de tudo para entregar um bom trabalho.

“Se o gerente der alguma coisa para você executar, a dica é correr atrás. Não fazer corpo mole”, diz o especialista. Agora, é fato que nem sempre é possível fazer tudo. Mesmo nestes casos é essencial deixar claro que você se empenhou ao máximo para tirar a tarefa do papel.

2 – Cumprir prazos – Além de mostrar compromisso, cumprir os prazos estipulados pela chefia pode ser um sinal claro de maturidade e empenho por parte do trainee. Mas não só isso. Ter a agenda em dia é também um resultado direto da capacidade de negociação combinada com autoconhecimento e noções do negócio. Em outros termos, tenha tudo em dia tanto por ser empenhar quanto por saber negociar os prazos com a chefia.

3 – Não ter medo de riscos – Aversa compara o mundo corporativo a um combate. “O trainee deve entender que é necessário estar disposto a entrar no ringue. Em alguns momentos você irá bater, em outros apanhar. A competição não para”, afirma. E, diante dela, ele explica, é essencial não se assustar.

Trainees que entendem esta lógica tendem a ser os mais dispostos a encarar os desafios propostos pela companhia e aqueles que trazem as soluções mais inovadoras. Exatamente porque não temem o erro e os golpes que a vida corporativa pode oferecer.

4 – Desafiar o “status quo” (com coerência) – “Os gestores não querem estar cercado por pessoas que só douram a pílula e que não falam a verdade”, diz Aversa. “Eles não querem ‘vaquinhas de presépio’”.

Em outros termos, as empresas esperam, sim, por trainees que questionem algumas estruturas e visões dentro da companhia. Afinal, querendo ou não, é este tipo de postura que fomentará a inovação dentro da empresa.

Neste ponto, contudo, é preciso cuidado extra. Você pode desafiar o ‘status quo’ desde que este questionamento seja coerente com a cultura e com os valores da companhia. “Se você não compreender a cultura, pode se portar como um elefante dentro de uma loja de cristais”, afirma o especialista.

5 – Solucionar problemas – Segundo Aversa, as empresas encaram os trainees como potenciais solucionadores de problemas. “Por ser ‘sangue novo’ dentro da equipe, ele tem a capacidade de enxergar as situações a partir de um ângulo diferente”, explica;

6 – Ter foco claro – Agora, todas as outras atitudes devem ser orquestradas segundo um único tom: a combinação entre o objetivo da companhia e as metas da carreira do trainee.

A oferta de possibilidades de carreira e vida até pode ser infinita, mas as empresas esperam que os jovens profissionais que entram nos seus programas de treinamento tenham planos de carreira claros e se concentrem nisto.

Na rotina corporativa diária, a exigência neste quesito é mais prática. As companhias valorizam jovens que sejam focados nas atividades diárias, que saibam administrar bem o tempo e que, como consequência, entreguem tudo da melhor maneira dentro do prazo.

7 – Ser maduro – Para completar, maturidade deve ser palavra de ordem dentro dos programas de trainee. Ninguém está ali para ser paparicado. E como disse Alfredo Assumpção, CEO da FESA, em um dos vídeos de carreira, “chefe não é pai”http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/o-erro-dos-trainees-em-uma-reuniao-com-diretores. E trainee (muito menos) deve se portar como filho mimado.

“Um bom trainee é o que sabe andar sobre ovos. É aquele que recebe a tarefa, corre atrás, faz e acontece”, diz Aversa. “Não é o que fica sempre reclamando, esperando que alguém o segure pela mão”. Em outros termos, é a inteligência emocional que diferencia um bom trainee.


As melhores sugestões para uma carreira e profissão bem sucedida, a tendencia do mercado, profissões que melhor se adequam com seu perfil.

    5 ATITUDES PARA ENRIQUECER (EM TODOS OS SENTIDOS) - TV DINHEIRAMA

    Conrado navarro fala das 5 atitudes que aprendeu no decorrer de sua carreira e vida pessoal e que fizeram toda a diferença para que entendesse e praticasse ...

    MUDE SUA VIDA EM SETE DIAS COM PAUL MCKENNA

    Http://bit.ly/meditacaodespertar use a meditação para controlar seus pensamentos, equilibrar e harmonizar sua vida: http://bit.ly/meditacaodespertar você verá ...

    7 PASSOS SIMPLES PARA INICIAR SUA CARREIRA MUSICAL AGORA!

    Link para se inscrever na "lista vip" - http://eepurl.com/baavgv link para a video aula beethoven's 5th symphony: ... Tudo sobre Carreira Conheça 7 atitudes que as empresas esperam dos trainees

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *