Como escolher uma franquia


franquias-2013-2014As franquias são meios de negócio relativamente mais seguros e confiáveis, no entanto você precisa saber como escolher a franquia ideal para você, de acordo com o seu perfil investidor. Nem todos os modelos de franquia oferecem apoio no momento da escolha do ponto comercial,  ou oferecem apoio técnico de qualidade, os modelos de franquia podem ser falíveis devido a diversos fatores, então saiba como escolher uma franquia a partir de algumas observações.

Como escolher uma franquia

Você pode começar a planejar adquirir uma franquia a partir de algumas dicas de observação e análise simples.

  • Faturamento: O faturamento pode dizer muito sobre uma empresa, é geralmente sobre o faturamento demonstrado que nos inclinamos a adquirir um negócio. Mas é preciso salientar que o faturamento ou o lucro bruto, é demonstração dos lucros totais da empresa sem a dedução de impostos e obrigações como, aluguel, funcionários, água, luz e outros custos fixos. Então, antes de se basear no faturamento de uma empresa para adquirir uma franquia, lembre-se que o lucro bruto não é o valor real dos lucros da empresa.
  • Lucro:  O lucro da empresa se baseia principalmente na relação entre os gastos da empresa e o seu faturamento bruto. Se ao deduzir impostos e gastos a receita da empresa se apresentar maior, significa que a empresa obteve certo lucro. Caso ocorra o contrário, ou seja, se os gastos se apresentarem maiores que o lucro, a empresa está no negativo.
  • Rentabilidade: A rentabilidade da empresa se mede a partir de lucros ou retornos referentes a investimentos feitos na empresa. A rentabilidade é considerada boa quando há retorno do investimento com lucros.
  • Margem bruta: A margem bruta de um produto se mede a partir do seu valor de venda. A conta é feita da seguinte forma: valor do produto menos custos da fabricação, o resultado desta operação deverá ser a sua margem bruta. Se o resultado não for satisfatório, o ideal é reduzir os custos da fabricação para lucrar mais e manter um preço concorrente.
  • Retorno: O retorno financeiro tem relação com o valor total do investimento. Se diz que o prazo de retorno é igual ao prazo para que a sua empresa possa se considerar em “caixa positivo”. Esse prazo varia de plano para plano. Quanto menos tempo você levar para obter esse resultado positivo, mais rápido obterá lucro na sua empresa.
  • Ponto de equilíbrio: o ponto de equilíbrio é referente ao lucro e custo zero de uma empresa. A empresa que debitou de seu faturamento bruto todas as despesas e não obteve lucro nem prejuízo, está no ponto de equilíbrio. Quando uma franquia se encontra neste ponto, não precisa de apoio financeiro extra do franqueado para se estabelecer.
  • Capital de giro: O capital de giro é a parte financeira que se estabelece para fortalecer a empresa enquanto não há retorno do investimento ou lucro gradativo da empresa. É um capital que assegura que a empresa poderá reinvestir nela mesma.

Ao comprar uma franquia e se tornar um franqueado atente-se a todas essas dicas.

 

 

    COMO ESCOLHER UMA FRANQUIA ENTRE MAIS DE 3 MIL OPçõES?

    Marcelo cherto, especialista em franquias, mostra quais são os critérios que o investidor pode usar para comparar as marcas e escolher a opção mais ...

    COMO ESCOLHER UMA FRANQUIA - SEBRAE/PR

    Uma autoavaliação de motivações para abrir uma franquia. tania zanin explica como avaliar corretamente a franquia dos seus sonhos. acesse o portal do ...

    FRANQUIAS BARATAS SãO UM BOM NEGóCIO? COMO ESCOLHER UMA FRANQUIA BARATA

    Baixe grátis o simulador (planilha de excel) de viabilidade de uma franquia: http://www.gustavolucas.net/simulador/ baixe grátis meu e-book os 20 erros que ... Tudo sobre Como escolher uma franquia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *