Derrapagem e tração perdida: dicas e como corrigir


Derrapagem e tração perdida. Derrapagens acontecem (algumas de propósito), mas nem todo sobre-esterço é igual. Veja como se manter no controle depois de perder tração.

Motor dianteiro – Tração traseira

Como aconteceu: você esmagou o acelerador na saída da curva.

O que o carro está fazendo: sobre-esterçando por potência excessiva. Os pneus têm um limite de aderência que deve se dividir entre acelerar e contornar curvas. Ao afundar o acelerador você sobrecarrega as rodas traseiras, reduzindo a estabilidade direcional e fazendo a traseira escapar.

Como corrigir: à medida em que a traseira desliza, alivie suavemente o acelerador e vire o volante para a direção da derrapagem (sempre olhe para onde você quer ir, e não para onde está indo). A manobra traz a traseira de volta.

Motor traseiro – Tração traseira

Como aconteceu: você soltou o acelerador no meio da curva.

O que o carro está fazendo: sobre-esterçando por transferência de peso para a dianteira. Quando você alivia o acelerador durante a curva, o freio motor transfere o peso e a aderência da traseira para a dianteira. O esterçamento da direção, combinado com a traseira pesada (o motor está lá) e a redução de tração, faz a traseira girar para fora da curva.

Como corrigir: não solte o acelerador em uma curva. Se você já cometeu esse pecado capital, volte a acelerar suavemente e progressivamente para remediar a situação. Se você já estiver cruzado, somente uma série de movimentos rápidos na direção poderão salvá-lo de uma rodada.

Motor dianteiro – Tração dianteira

Como aconteceu: de propósito, com um pêndulo (ou soltando o acelerador na curva)

O que o carro está fazendo: sobre-esterço provocado por transferência de peso. Em um pêndulo você vira o volante e freia com o pé esquerdo para causar uma transferência de peso violenta lateral e longitudinal. É uma das formas de fazer um carro de tração dianteira sobre-esterçar.

Como corrigir: colocar um carro de tração dianteira para andar de lado é difícil, mas trazê-lo de volta é fácil. Mantenha o volante apontado para onde você deseja ir, acelere e o carro faz quase tudo sozinho.

Uma introdução de 40 seg ao contraesterço

Contraesterço é o ato de virar as rodas dianteiras na direção da derrapagem para controlá-la. Se você está virando à esquerda e a traseira perde tração, elas deslizarão para a direita. Virar o volante para a direita irá corrigir a derrapagem. Depois é só trazer o volante de volta à medida que a traseira retorna, ou você fará o carro rodar no sentido contrário. Lembre-se sempre: quanto mais rápido você dirige, mais rápido e mais curto deve ser o contraesterço.

    PERDENDO O CONTROLE NA CURVA

    Curva maldita.

    #PERDENDO A CURVA, NADA GRAVE, O MATO SALVOU, FAZER 250

    BARRO 02 - SAINDO DE TRASEIRA.

    Olha a traseira escapando!! Tudo sobre Derrapagem e tração perdida dicas e como corrigir

Uma resposta para “Derrapagem e tração perdida: dicas e como corrigir”

  1. Olá, tudo bem?
    Sou a Deise, assessora de imprensa da Ford.
    Gostaria de saber para quem posso mandar notícias da marca e convites para eventos. Pode compartilhar os contato comigo?
    Obrigada.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *