Dilma vai ouvir a oposição sobre reforma política, é o que diz Renan Calheiros


oposição-protestoO presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou  que a presidente Dilma Rousseff vai conversar com a oposição sobre a reforma política e enviará ao Congresso proposta com a abrangência das mudanças.

Renan, o Calheiros se reuniu com Dilma e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), no início da noite para discutir as propostas das duas casas e do Executivo em resposta às manifestações em todo o país.

 

Segundo Alves, Dilma aceitou uma proposta de Temer para que, em vez de o Congresso autorizar a formação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para reforma política, a presidente indique pontos que ela considera fundamentais a serem modificados na legislação eleitoral. Essa lista, disse Alves, seria avaliada pelo Legislativo, que completaria a proposta, que seria então submetida a um plebiscito para que a população tenha a oportunidade de opinar sobre os temas.
Segundo Renan, Dilma vai encaminhar “o mais rápido possível” sua proposta com o que deverá ser incluída na reforma política. “Ela vai pedir a convocação [de um plebiscito], vai indicar a abrangência da reforma, e vai continuar ouvindo as pessoas. Vai ouvir os líderes da oposição. Foi um pedido que eu levei a partir das reuniões que tivemos hoje”, disse Renan.
Segundo Renan, a presidente não chegou a mencionar a assembleia constituinte para elaboração da reforma política. Na noite desta terça, após se reunir com a presidente, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que “a convergência possível é o plebiscito”. Ele disse que não há “tempo hábil” para uma constituinte, e a intenção é implementar o plebiscito da reforma política “o mais breve possível”.

 

“Ela não tratou disso [constituinte], evidentemente. E priorizou a discussão do plebiscito. Fiz questão de dizer que todos que queremos reforma política. Aprovamos plebiscito porque é, sobretudo, uma maneira de avançarmos”, declarou. Renan também disse ter pedido que a presidente “promenorize” a reforma, identificando os pontos que considera que devem ser alterados. Segundo ele, isso “facilitará o trabalho do Congresso Nacional”.

    BOB FERNANDES/ DERRUBAR A DILMA, "OUVIR O LULA NA PF" E ... SILêNCIAR SOBRE A O ..

    Cresce cerco dos que querem o impeachment de dilma. ainda falta coesão entre os que disputam o poder. e clareza sobre os riscos da operação. . riscos ...

    JEAN WYLLYS VIRA PIADA E Dá PITI DURANTE CPI

    Jean wyllys se diz oposição ao governo dilma e arranca gargalhadas da plateia durante cpi que apura crimes cibernéticos. o deputado do psol tentava ...

    ➜ PETISTA PROVOCA BOLSONARO E RECEBE RESPOSTA AVASSALADORA

    Deputado silvio costa, da base petista, quis provocar jair bolsonaro, só não esperava ouvir uma resposta tão contundente. ***curta a fanpage ... Tudo sobre Dilma vai ouvir a oposição sobre reforma política, é o que diz Renan Calheiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *