Estou com mais de 20 pontos na carteira de motorista, qual órgão recorrer


Seja por dirigir embriagado, pego pela famosa “lei-seca” ou infrações corriqueiras do dia-a-dia, estando com mais de 20 pontos na carteira, o que devo fazer.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai apresentar nesta quarta-feira, 2, em Brasília, uma proposta para reduzir a quantidade de instâncias que os motoristas têm para recorrer quando são multados ou tem a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) suspensa. A ideia é agilizar a punição para os condutores que ultrapassam o limite de 20 pontos ou cometem infrações graves, como dirigir alcoolizado ou participar de rachas.

Hoje, as duas categorias podem entrar com recursos dentro do próprio órgão, nas Juntas Administrativas de Recursos Infracionais (Jari) e no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Enquanto todas as opções não se esgotarem, os motoristas podem continuar dirigindo. “Cada uma dessas instâncias pode levar meses. Hoje, estou amarrado como presidente do Detran e não tenho nenhum instrumento para reter a CNH na hora”, explicou Daniel Anneberg, diretor-presidente do órgão paulista, que na manhã desta terça-feira, 1°, participou da abertura do II Fórum Arteris de Segurança.

A proposta vai ser discutida na reunião da Associação Nacional dos Detrans (AND).&nbsp;</span><span style=”line-height:1.6“>Depois de debatida, a ideia vai ser apresentada ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Alguns setores do órgão do Ministério das Cidades já são favoráveis a uma alteração para diminuir a quantidade de instâncias.

Para a educadora Maria Cristina Hoffman, coordenadora do departamento de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, a mudança pode ajudar na melhoria do comportamento dos motoristas. “Acredito que vai ajudar bastante. A pessoa que comete essas infrações graves precisam ser punidas imediatamente”, afirmou.

Com a atual legislação, um motorista bêbado pego em flagrante pela Polícia Militar, por exemplo, tem a CNH retida pela corporação por cinco dias. Ultrapassado o prazo, o condutor vai até um batalhão, pega o documento de volta e pode sair dirigindo.

Informações via Estadão

    BOA SORTE - JUN/10 - "ELE é 20 ANOS MAIS VELHO, ESTOU INSEGURA!"

    JoÃobidu pede conselhos para o caso da leitora: "ele é 20 anos mais velho e estou insegura!". veja mais na boa sorte de junho - em todas as bancas do ...

    WESLEY SAFADãO - AR CONDICIONADO NO 15 [DVD WS IN MIAMI BEACH]

    Essa faixa faz parte do novo álbum "​ws in miami beach". para ouvir essa música de graça aqui: https://somlivre.lnk.to/wsinmiamibeach ouça a playlist "vai ...

    HENRIQUE E JULIANO - 5 KM - DVD O CéU EXPLICA TUDO

    Inscreva-se no nosso canal http://encurtador.com.br/gjuw0 assista ao dvd. clique no link: https://goo.gl/em4n6n shows: (62) 3241-7163 ... Tudo sobre Estou com mais de 20 pontos na carteira de motorista, qual órgão recorrer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *