Greve de bancos e recomendações do Procon para consumidor evitar prejuizos


A-GREVE-BANCOS-comoEm nota divulgada na quarta, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que a população tem uma série de canais alternativos para a realização de transações financeiras além das agências bancárias.

“Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados”, afirma.

Nesta quinta-feira, a Fundação ProconSP deu orientações para os consumidores diante da paralisação. Uma delas diz respeito à obrigação da empresa credora de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam feitos. Também é preciso entrar em contato com a empresa, pedir opções de formas e locais para pagamento e documentar essa solicitação. confira as dicas:

 

1) Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

2) Para não ser cobrado de eventuais encargos e para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.

3) O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda à tentativa de quitar o débito, ele possa reclamar ao Procon-SP.

4) É importante que o consumidor não adquira, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

    AGêNCIAS BANCáRIAS AMANHECEM LOTADAS APóS VOLTA DA GREVE NOS BANCOS

    Depois de 31 dias em greve, os bancários voltaram a atender o público nesta sexta-feira, 7. o fim da greve foi decidido em assembleia na noite de quinta-feira, ...

    [TV JORNAL] PROCON-PE DIZ COMO AGIR DURANTE GREVE DE BANCOS E CORREIOS

    Essa quinta-feira (19) foi primeiro dia de greve dos bancários, e segundo o sindicato da categoria, 43% das agências fecharam. como os correios também ...

    GREVE GERAL NA BAHIA 2017

    A previsão de líderes locais da greve geral convocada para esta sexta-feira, 28, no país é de que salvador terá um dia sem transporte público e com bancos, ... Tudo sobre Greve de bancos e recomendações do Procon para consumidor evitar prejuizos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *