Gringos estão esculhambando com o Rio de Janeiro: fujam das águas cariocas, alerta o The New York Times


O que era para divulgar o país, parece que o tiro saiu definitivamente pela culatra, diariamente manchetes dos jornais do mundo inteiro alertam a dura realidade do Brasil, em especial a “cidade maravilhosa”.

Um dos mais influentes jornais do mundo, o The New York Times publica nesta segunda-feira, na sua capa, uma dura crítica ao Rio, que será sede da próxima Olimpíada e, em menos de um mês, começa a receber jogos da Copa do Mundo. A matéria tem o título: “Aviso para os velejadores olímpicos: não caiam na água do Rio” e aponta o dedo principalmente para a ineficácia governamental para organizar os Jogos de 2016.

A matéria, que aparece na capa da edição europeia e também na distribuída nos EUA, é assinada por Simon Romero (correspondente no Rio) e Christopher Clarey e ilustrada com a imagem abaixo, da fotógrafa Ana Carolina Fernandes. Uma imagem que retrata um Rio muito diferente daquele que aparece na propaganda oficial do Rio/2016. Infelizmente, um cenário que os velejadores vão encontrar já em agosto, quando acontecerá o primeiro evento teste dos Jogos, exatamente da vela.

“Nico Delle Karth, um velejador austríaco que está se preparando para 2016, disse que é o lugar mais sujo no qual ele já treinou”. Assim começa a reportagem, uma das mais duras publicadas pela grande imprensa internacional sobre os preparativos para a próxima Olimpíada. “Ele encontrou de tudo, desde pneus de carros até colchões. A água cheirava tão mal que ele sentia medo de colocar o pé nela para encostar seu barco na areia”, prossegue o NYT.

O jornal lembra que, enquanto corre para terminar seus estádios a um mês da Copa, o Brasil já sofre “críticas mordazes” pela preparação para os Jogos de 2016. A matéria cita as críticas recentes de dois dirigentes importantes: Francesco Ricci Bitti, presidente da Associação das Federações Internacionais, John D. Coates, vice-presidente do COI. Ambos lembraram dos atrasos nas obras: nem 10% do prometido está pronto.

“A Baía de Guanabara oferece o tipo de imagem de cartão postal que as autoridades do Rio querem mostrar como anfitriões dos Jogos de 2016, mas tornou-se o ponto central de reclamações, transformando águas poluídas do Rio em um símbolo de frustrações com os preparativos os Jogos”, escreve o jornal.

As críticas do NYT, extensas, passam pelo jogo de empurra-empurra entre governos municipal, estadual e federal sobre quem faz o que no Rio/2016, lembram que o velódromo do Pan foi desmontado para dar lugar a um 10 vezes mais caro, que o Engenhão está fechado e destacam que o problema da poluição não surgiu ontem.

A reportagem pode ser lida na íntegra no site do NYT.

Guanabara1

 

    TITE ABRE O JOGO SOBRE POLêMICA COM RUEDA E DIZ O QUE PENSA SOBRE GRINGOS ATUAN ..

    Tite abre o jogo sobre polêmica com rueda e diz o que pensa sobre gringos atuando no brasil.

    BEYONCé FALANDO SOBRE ANITTA ( LEGENDADO )

    É apenas zoeira, não levem a sério!!!

    🔴 ISSO REVOLTA A TORCIDA, OLHA O QUE NETO FALOU DO RUEDA!(VEJA)

    As melhores notícias do flamengo, só aqui no canal estação tevê fla inscreva-se no canal e deixe sua curtida no vÍdeo. -minhas redes ... Tudo sobre Gringos estão esculhambando com o Rio de Janeiro fujam das águas cariocas, alerta o The New York Times

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *