Marinha abre 395 vagas


Marinha

A partir das 12h desta terça-feira, 18 de junho, estarão abertas as inscrições no processo seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ) e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) em Belém, Pará.

São 395 vagas, sendo 230 para o Ciaga e 165 para o Ciaba no curso de formação de Oficial de Máquinas (OMQ) e Oficial de Náutica (ONT), em regime de internato.

Podem concorrer candidatos de ambos os sexos que tenham ensino médio completo até 13 de janeiro de 2014, idade entre 17 e 23 anos até 3 de fevereiro de 2014 e que estejam em dia com as obrigações civis e militares.

Candidatos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concorrerão às vagas do Ciaga e os das regiões Norte e Nordeste, às oportunidades do Ciaba. Fica claro que não poderão participar ex-alunos de EFOMM que tenham sido reprovados.

As inscrições serão recebidas até às 23h59 de 17 de julho, pelo site www.ciaga.mar.mil.br, link EFOMM-2014, com taxa de R$ 50,00, que poderá ser paga até 18 de julho.

Só poderão requerer isenção do valor da taxa, candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº. 6.135/2007, e que sejam membros de família de baixa renda, nos termos deste último Decreto. O pedido deve ser feito até 3 de julho, mediante preenchimento de formulário no site do concurso e envio do mesmo à avenida Brasil, nº. 920, Rio de Janeiro – RJ, por meio de correspondência registrada.

Etapas de avaliação

Inicialmente, o inscrito será submetido a exame de conhecimentos nos dias 17 (português, inglês e redação) e 18 (matemática e física) de agosto às 9h30. Esse exame terá caráter eliminatório e classificatório.

Haverá, ainda, reunião de instruções em 26 de setembro, de caráter eliminatório;seleção psicofísica de 16 de outubro a 14 de novembro, de caráter eliminatório; teste de suficiência física de 27 de novembro a 13 de dezembro, de caráter eliminatório, composto por corrida (2.300m para homens e 1.900m para mulheres) e natação (50m em dois minutos para homens e 2 minutos e 20 segundos para mulheres).

Na sequência o profissional passará pelo período de adaptação e verificação de documentos de 13 a 30 de janeiro de 2014, de caráter eliminatório, com entrega de documentação constante no item 1.4 do edital completo.

Por fim, deve-se realizar a matrícula para o início do curso de formação, em 3 de fevereiro de 2014.

Sobre o curso de formação

Essa etapa será dividida em dois períodos, sendo o primeiro com seis semestres letivos e direito a saídas nos fins de semana, feriados e férias escolares e, o segundo, com duração de 12 meses de efetivo embarque.

O aluno passará a receber remuneração mensal equivalente à prevista na lei de Remuneração dos Militares para aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Terá, ainda, direito a alimentação e alojamento, assistência médica, odontológica e conjuntos de uniformes.

Ao ser aprovado no curso, será declarado 2º Oficial de Máquinas ou de Náutica de Marinha Mercante, com diploma de Bacharel em Ciências Náuticas e nomeado como 2º Tenente da Reserva Não-Remunerada (2T-RM2) da Marinha do Brasil.

    FAçA UMA CHURRASQUEIRA COM LATINHA DE COCA-COLA!!

    Construí uma mini churrasqueira utilizando apenas uma latinha de coca-cola! outros vídeos bem interessantes: provei a comida do exÉrcito da ...

    395 PLACE

    395 place. arquitetura moderna, em endereÇo valorizado. descubra o conceito de viver bem, com tranquilidade, em um espaço muitíssimo bem ...

    PROCESSO SELETIVO 2017/1 - TEMOS VAGAS PARA OS SEUS SONHOS

    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular 2017/1 e para o sistema de avaliação seriado (sas) da universidade estadual de goiás ... Tudo sobre Marinha abre 395 vagas

3 respostas para “Marinha abre 395 vagas”

    1. Eu quero fazer este curso ta pessoal muito obrigado por eu entra nesta vagas ta… Moro aqui em recife ta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *