Novo VW Golf vs Ford Focus 2016, qual o melhor – Comparativo


Ford_Focus_x_VW_Golf_2015

VW Golf e Ford Focus são os estandartes do bom gosto e do prazer em dirigir. O Golf,  recém chegado, mostrou em sua apresentação o quanto pode ser bom a quem procura a felicidade, com seu arsenal dinâmico quase alucinógeno. O Focus hatch ainda não chegou, sua apresentação oficial será só depois desta edição já estar em suas mãos, mas fizemos as malas e fomos até a argentina, onde é fabricado, testá-lo. E comprovamos que ele continua com velha categoria de sempre.

A nova geração vem munida da tecnologia que cativa o mundo há mais de uma década e com melhorias substancias onde antes a gente ainda ousava reclamar. Sem espaço nem razão para escolhermos o mais em conta, com melhor manutenção ou o que tenha o seguro baratinho, o decidimos aqui qual é o melhor carro para quem gosta de carro. O vencedor sairá de uma batalha de prazeres.

Comece a leitura e cuidado! Quem entra na onda desses dois dificilmente consegue escapar da independência! Como você viu na apresentação anterior, o carro mais vendido do mundo chega ao Brasil com novo motor duratec e câmbio de dupla embreagem com seis marchas, o powershift que você já conhece do Ecoesport e do New Fiesta. Ele manteve suspensão independente no eixo traseiro, que o tornou o primeiro carro popular a entregar esse tipo de tecnologia dinâmica, e agora traz uma direção elétrica com sensibilidade raramente vista em outros modelos com as mesmas especificações.

Resta saber se isso basta para enfrentar o novo Golf. No entanto, antes de cair no asfalto precisamos contar umas coisinhas para que você não busque outros vícios mais pesados depois de experimentá-lo.

Quem ganha o confronto

É difícil se concentrar quando ele está por perto. Não, o Golf não é o carro mais bonito, o mais atraente, mas é um Golf. E para  um viciado em carro em carro isso é como deixar uma garrafa de Royal Salute perto de um alcoólatra em abstinência. Quem já provou daria a vida, ou muitos reais, para saber como está este aqui, e qual o peso da nova dose.

Ao compará-lo com focus  sentimos aquele frio na barriga que só senso justiça pode provocar. É injusto, afinal, o Golf que vem para o Brasil acabou de chegar á Europa, com uma plataforma nova, um conjunto mecânico muito mais avançado, econômico e pronto para encarar mais dez anos de evoluções dos carros brasileiros sem sofrimento. Enquanto isso, o Focus, só de Europa, vai completar três anos em janeiro.É como comparar o iphone 5 com o galaxy S II.

Mesmo com 35 cv a menos, você sente mais prazer acelerando o Golf do que o rival. Apesar do motor ser 1.4, o turbo funciona como uma anfetamina que transforma as capacidades físicas do conjunto. Se fosse no atletismo, daria doping.

O segredo está no torque, de 25,5 mkgf entre as 1.500 e 3.500 rpm. Ao volante você não leva muito tempo para descobrir a sua personalidade.

A picada é forte, a sensação é instantânea e vicia na primeira acelerada. Além do turbo, a inovação de componentes como a correia dentada nos comandos de válvulas, diminuindo o atrito do trabalho e a variação do comando em até ângulos de até 50 graus, tiram tudo que o motor pode dar.

E na faca de dois gumes entre desempenho e consumo, ele a transforma em um punhal afiado que corta só para o lado da eficiência. Anda mais e bebe menos que o focus. O consumo do VW com gasolina foi mais de 40% melhor que o do ford na estrada. Na cidade, sem acionar o start-stop, chegou a 12,2 km/1!

Seu câmbio DSG tem trocas rápidas e, acima de tudo, inteligentes. Ou trocas bruscas e burras pelos paddle-shifters. Aqui você é quem decide, mas pode também selecionar o perfil de condução e até adequar o trabalho da transmissão ao seu perfil, do econômico ao esportivo.

Ford_Focus_x_VW_Golf

É um opcional que vem no pacote Elegance, por R$ 5 mil. Mas é claro que quem tem um DSG precisa se adaptar a certa demora na saída do semáforo depois de afundar o pé no acelerador, como em todo câmbio de dupla embreagem. Só que a diferença dele para o powershift é como comparar a fila na drogasil com a do posto médico do sus. Outra diferença que você vai sentir é o nível de ruído a bordo. É inegável que o focus melhorou, mas no Golf , ás vezes você nem percebe que o motor está ligado.

Em movimento a coisa fica mais clara, e nem é preciso subir muito o volume do rádio para curtir um som. A suspensão é sólida, com multi-braços no eixo traseiro e amortecedores calibrados no limite do que o asfalto brasileiro pode proporcionar. Na pista, com piso liso, logo se perceber que ele tem molejo necessário para mantê-lo conectado ao asfalto mesmo que você abuse em uma curva mais fechada. Em curvas de alta é capaz de você nem perceber que está tão rápido.

 

VW_Golf_8

 

    2017 FORD FOCUS RS VS. 2017 VOLKSWAGEN GOLF R - HEAD 2 HEAD EP. 80

    On this episode of head 2 head, presented by tire rack (http://www.tirerack.com), jason cammisa and jonny lieberman set out to find the ultimate hot hatch.

    COMPARADRIVE: GOLF VS FOCUS

    Um comparativo entre o volkswagen golf com o ford focus. quem ganha? www.facebook.com/canaltopdrive www.canaltopdrive.com.br instagram: ...

    VOLKSWAGEN GOLF VS FORD FOCUS VS VAUXHALL/OPEL ASTRA 2017 REVIEW | HEAD2HEAD

    The vauxhall astra, the volkswagen golf and the ford focus are all great choices if you're looking to buy an economical hatchback that's not only perfect for ... Tudo sobre Novo VW Golf vs Ford Focus 2016, qual o melhor – Comparativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *