Pesquisa revela que mulheres no período fértil procuram por novas marcas na hora de comprar


Uma grande chance de novas empresas de convencer consumidoras a trocarem de marca.

Segundo o estudo, realizado na Universidade do Texas e publicado no Journal of Consumer Research, no período fértil as mulheres sentem a necessidade de ter à disposição mais opções de produtos quando vão às compras. O resultado, acreditam os autores, pode ser útil para as empresas que buscam uma chance de convencer as consumidoras a experimentar uma nova marca.

Coautora do trabalho, Kristina Durante, professora de marketing da universidade americana, conta ao Correio que a pesquisa partiu de outros estudos que relacionaram a fase da ovulação a mudanças no padrão de escolhas de parceiros.

“Trabalhos anteriores mostraram que, nesse período, as mulheres tornam-se sexualmente mais atraídas por homens dominantes, até mesmo homens que não são seus parceiros. Isso sugere que, perto da ovulação, elas estão abertas à novidade e a uma maior variedade nos homens. Essa abertura para opções alternativas aumenta a probabilidade de encontrar o melhor parceiro sexual possível”, afirma.

A cientista explica que isso não significa que, na ovulação, as mulheres se tornem receptivas a vários parceiros. “Na verdade, elas ficam muito mais exigentes na escolha desse parceiro sexual quando estão férteis”, ressalta. É a exigência que faz com que mais opções sejam desejáveis. Quem quer “o melhor” prefere contar com um amplo leque de opções. O que Durante e colegas fizeram, então, foi investigar se um efeito parecido poderia acontecer em outras áreas de escolha, como as compras.

Para testar a hipótese, o grupo realizou um estudo com 553 mulheres americanas que tinham entre 18 e 40 anos, não estavam grávidas e não tomavam contraceptivos hormonais. Por meio de formulários com perguntas direcionadas ao comportamento das participantes, os pesquisadores constataram que a fase fértil realmente desperta um desejo de variedade na hora de consumir. “De fato, as mulheres não têm apenas o desejo por mais opções em homens, elas querem avaliar e experimentar mais opções em barras de chocolate, cosméticos, sapatos e restaurantes também”, diz Durante.

Um dado curioso, porém, é que, quando as voluntárias eram estimuladas a pensar em seus companheiros românticos, a vontade por experimentar mais variedades de produtos diminuía. “Quando se imaginavam em um relacionamento amoroso com um parceiro desejável ou quando eram casadas e pensavam em seus maridos, a busca por variedade perto da ovulação já não era a mesma”, acrescenta a especialista.

    PESQUISA REVELA OS MOTIVOS DE MULHERES BONITAS SE CASAREM COM HOMENS FEIOS

    O que será que as mulheres procuram na hora de se relacionar? um homem bonito, mas inseguro ou um feio, mas confiante?

    PESQUISA REVELA DESIGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO -

    Segundo o estudo divulgado, a diferença ainda persiste no brasil. ver episodio: ...

    PESQUISA DO SEBRAE REVELA QUE CADA VEZ MAIS MULHERES ESTãO A FRENTE DOS NEGóCI ..

    Cresce no brasil, o número de mulheres que querem ter o próprio negócio. das mais de seis milhões de micro e pequenas empresas existentes no país, 35% ... Tudo sobre Pesquisa revela que mulheres no período fértil procuram por novas marcas na hora de comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *