NovasdoDia » Atualidades » Pós Copa: Brasil, uma vergonha mundial

Pós Copa: Brasil, uma vergonha mundial

Ao contrário do que parece, não intenciono escrever sobre o fiasco do Brasil na Copa do Mundo, nomeadamente no lamentável jogo contra a Alemanha.

A seleção canarinho já conquistou cinco vezes o campeonato, e sua desenvoltura no futebol é reconhecida mundialmente. Foi inesperada e triste a participação brasileira no desfecho da Copa, mas quem entende do esporte sabe que surpresas soem acontecer.

Todavia, pior do que perder uma partida de futebol é sucumbir quotidiana e vergonhosamente em setores públicos como educação, transporte, saúde, transparência administrativa e eficiência. Isto sim é humilhante e vexatório.

 

Os brasileiros se deparam com graves derrotas diárias e parecem se incomodar pouco. Ao menos, não demonstram a sua irresignação nas urnas eleitorais.

O Brasil, segundo dados da Transparência Internacional, é um dos países mais corruptos do mundo, ficando bem atrás do Chile, do Uruguai e de Portugal, por exemplo. A corrupção causa à nação o prejuízo anual de 69 bilhões de reais por ano (fonte: G1, 03/12/2013).

Na educação, o desempenho brasileiro também é pífio. No “ranking” global, levando-se em conta os 36 maiores países do mundo, o Brasil amargou o penúltimo lugar (fone: OEDC/ 2013).

A saúde pública é um açougue a céu aberto, os paraibanos conhecem bem essa realidade, principalmente, na última gestão, quando criminosamente, o governo resolveu “privatizar” hospitais estratégicos da Paraíba em favor de organizações sociais.

 

Pesquisa divulgada pela “Bloomberg”, este ano, revela que, entre os países com PIB “per capita” superior a cinco mil dólares e expectativa de vida em torno de 70 anos, o nosso país suporta o pior sistema de saúde pública do planeta (fonte: R7, 11/06/2014).

Se adentrarmos a seara do transporte coletivo, sequer se precisa de estatística. Poucas cidades brasileiras têm metrô eficiente e, na maioria das capitais, as pessoas são transportadas em ônibus superlotados, assemelhando-se a animais amontoados em carros de boi.

Com tanta derrota acumulada, e a dignidade humana sendo vilipendiada todos os dias, não compreendo a consternação por causa de um troféu de ouro (a taça da Copa).

A violência urbana cresce assustadoramente, sem providências de setores ligados à segurança pública. Isto sim mereceria uma reflexão nacional: Como um país tão rico e belo não consegue suprir, a contento, as necessidades vitais do seu povo?

A imprensa do mundo inteiro está correta quando diz que o Brasil é uma vergonha mundial. Todavia, não o é por causa de futebol e sim pela deplorável situação política, econômica e social na qual o país está afogado e às vias de falência generalizada.

Texto: Eduardo Varandas


Aqui você fica por dentro o que acontece no Brasil e no mundo, celebridades, famoso que morreu ou faleceu na data de hoje, política, quem é o corrupto e ladrão do momento, crise econômica, qual partido que mais rouba, o próximo a ir pra cadeia, dinheiro sujo, charges e curiosidades.

    REVOLTA PÓS-JOGO - SANTOS 4X2 FLAMENGO - COPA DO BRASIL 2017

    Ruan comenta a derrota e a classificação do flamengo contra o santos na vila belmiro segue lÁ padrinho: instagram.com/flamengodadepressao ...

    PóS JOGO CRUZEIRO CAMPEãO COPA DO BRASIL 2017 " ANáLISE DO CAMPEãO"

    Pós jogo cruzeiro campeão copa do brasil 2017 " análise do campeão"

    DIEGO FALA APÓS PERDER PÊNALTI E FLAMENGO FINAL DA COPA DO BRASIL!

    Diego fala apÓs perder pÊnalti e flamengo final da copa do brasil! diego fala apos perder pênalti,diego fala apos final,diego fala após ... Tudo sobre Pós Copa Brasil, uma vergonha mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *