Quem são os procuradores que irão investigar o ex presidente Lula


charge lula assumir como novo papaDesde a quinta-feira 14, o procurador Leonardo Augusto Santos Melo, 36 anos, encontra-se no centro de um furacão político. Caberá a ele, escolhido por sorteio, a tarefa de examinar as seis peças de acusação reunidas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sem prazo definido para desincumbir-se do trabalho, Santos Melo, que está há nove anos no Ministério Público Federal de Minas Gerais, terá a palavra inicial sobre o caso. Pode pedir o indiciamento do presidente pelo crime de tráfico de influência, como admite a documentação de Gurgel. Ou escolher outro caminho, mandando arquivar o processo.

Caso decida encerrar o caso, a decisão não será definitiva, pois há a possibilidade de outro procurador pedir que o processo seja reaberto e examinado mais uma vez.

A investigação sobre o mais popular político brasileiro ocorre num momento particularmente delicado. O calendário político marca uma nova campanha presidencial, no ano que vem. Em 2013, Roberto Gurgel estará empenhado, ao longo do primeiro semestre, em fazer o sucessor num processo que começa pela indicação de três nomes numa lista tríplice.

procuradores acusados luis inacio
Adailton Nascimento (à dir.) e
José Adércio Sampaio (à esq.) se juntarão a Leonardo Augusto Melo na investigação contra Lula

 

Embora a influência de Gurgel entre a maioria dos procuradores federais seja reconhecida até pelos adversários, a palavra final pertence à presidenta Dilma Rousseff. Cabe a ela, por lei, indicar o nome do procurador-geral a ser sabatinado pelo Senado. A presidenta pode escolher o mais votado, prática que Lula instituiu e a própria Dilma repetiu ao indicar Gurgel em 2009. Mas ela pode agir como o governador Geraldo Alckmin, que preferiu o segundo colocado em São Paulo.

Ou mesmo pinçar um nome que lhe pareça mais indicado, sem ligar para a escolha dos procuradores, como fez FHC com Geraldo Brindeiro, o procurador que entrou para a história como o engavetador da República.

    OVERDOSE PROCURADOR DO MUNICíPIO DE SãO PAULO | PROF. CRISTIANO CHAVES - DIREI ..

    Não perca a revisão de direito civil com o professor cristiano chaves. acompanhe a revisão de outras disciplinas: http://labs.ce.rs/procurador-sp/ conheça ...

    ENTREVISTA COM PROCURADOR DO ESTADO DE SãO PAULO - PAULO HENRIQUE

    No vídeo de hoje, a professora mila gouveia entrevista o procurador do estado de são paulo, paulo henrique florêncio, aprovado no último certame (2012).

    OVERDOSE PROCURADOR DO MUNICíPIO DE SãO PAULO | PROF. MATHEUS CARVALHO - DIREI ..

    Não perca a revisão de direito administrativo com o professor matheus carvalho. acompanhe a revisão de outras disciplinas: http://labs.ce.rs/procurador-sp/ ... Tudo sobre Quem são os procuradores que irão investigar o ex presidente Lula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *