Radiador de carro: problemas, defeitos e solução caseira


Quando se fala em manutenção, quase ninguém hoje lembra do radiador. Como faz parte de um sistema de arrefecimento selado, acabou o excesso de cuidados que ele exigia no passado. Por ser mais sofisticado, porém, quando dá problemas, o conserto pode ser bem caro.

O radiador antigo era de latão (moldura) de metal, o que tornava o reparo simples. Os motores modernos exigiram um radiador menor, de alumínio e com caixa de polímero (plástico). Hoje, se o radiador quebrar, seja caixa ou colmeia (parte central), só  a troca resolve. Mas é raro.

Cuidados-Com-o-Radiador-Do-Carro-11O mais comum é um problema em braçadeira, mangueira ou bomba  d’água. A manutenção básica nesse caso é a checagem periódica do nível do líquido de arrefecimento, formado por água desmineralizada e um aditivo que aumenta o ponto de ebulição e protege o selo da bomba d’água.

Tudo tem de funcionar perfeitamente, pois um simples vazamento pode fundir o motor. Não dá para checar toda semana, que é o ideal, mas recomendo ver o nível ao menos a cada 15 dias. Também vale ficar de olho na cor do fluído. O carro vem com um aditivo que em geral é vermelho ou verde.

Se a cor mudar, variando para o marrom, é sinal de corrosão no sistema. É verdade que a maioria dos motores tem bloco de alumínio, mas a bomba  d’água pode ter componentes que oxidem. A alteração da cor também pode revelar que o líquido não está na composição correta. É hora de ir á oficina

O sistema de arrefecimento de todo automóvel é fechado e não admite variações. Se houver, é porque deve ter vazamento. Peça ao mecânico para fazer testes para descobrir por onde o líquido está escapando.

    DR CARRO VAI LAVAR O CARRO? EVITE PROBLEMAS!

    Nossos dvds http://www.doutorcarro.com.br/category/dvd/ facebook http://www.facebook/doutorcarro nosso site http://www.doutorcarro.com.br nossos dvds ...

    (ALERTA) CUIDADO AO LAVAR O MOTOR DO CARRO,PROBLEMAS NO ALTERNADOR GM CELTA.

    Fui lavar o motor do carro sem instruÇÃo necessÁria,ai veio o prejuÍzo!!

    MARCADOR DE TEMPERATURA FIESTA 2006 1.6 FLEX 8V DEPOIS DA TROCA RADIADOR FICOU A ..

    Depois que troquei o radiador do carro e resistência do ar o marcador ficou assim, já foi trocado sensor de temperatura, valvula termostatica, manqueiras, ... Tudo sobre Radiador de carro problemas, defeitos e solução caseira

Uma resposta para “Radiador de carro: problemas, defeitos e solução caseira”

  1. Oi gostaria de saber eu tenho um Vectra ano 98, mais SÓ q o radiador onde tem essa tela esta vazando agua quando eu ligo o carro quando o motor esquenta, começa vazar agua pela essa tela q parece uma Cachoeira de Água vazando oque eu devo fazer fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *