StoreJet 18C3: é veloz e prático, mas é caro e não dispõe de muito espaço


Pouco maior que um maço de cigarros, leve, silencioso, rápido e resistente. Essas são as qualidades do Solid State Drive portátil da Transcend, o StoreJet 18C3. Completo com um cabo Y que combina o tradicional USB 2.0 com o USB 3.0, esse SSD é ideal para quem precisa de segurança e agilidade. Essas vantagens, no entanto, esbarram em algumas limitações como o preço alto (quase 6 reais por GB) e a baixa capacidade de armazenagem (64GB).

Outro problema é a alimentação, que precisa usar as duas conexões USB se o computador não possuir uma porta energizada. Como a maioria dos notebooks não conta com esse tipo de conexão, o uso do StoreJet pode se tornar inconveniente por reduzir ainda mais o já pequeno número de portas dos laptops.

É verdade que o USB 3.0 oferece taxas de transferência muito maiores que outros tipos de conexão. Mas é preciso levar em conta outros fatores, como o HD e o SATA da máquina e as limitações do próprio SSD, que diminuem a velocidade com que os arquivos são lidos e escritos pelo drive.

Mesmo com essas restrições, o StoreJet apresentou resultados excelentes nos testes do INFOlab. Utilizando um HD de 500 GB e 5400 RPM, o HD Tune 4.6 Pro obteve uma média de escrita de 82 MB/s, uma média de leitura de 173,2 MB /s e um tempo de acesso de leitura de apenas 0,4 milissegundos. Já as transferências via USB 2.0 tiveram resultados bem mais discretos, com 28 MB/s para leitura e 20,4 MB/s para escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *