Tablet Dell Venue 11 – Review


O Dell Venue 11 Pro é um tablet com potência de notebook. O produto tem tela de 11 polegadas com resolução Full HD (1080p) e sistema Windows 8.1 Pro. Com foco na produtividade e portabilidade, o aparelho é vendido no Brasil por preços que vão de 2.299 reais a até 4.158 reais. A edição testada pelo INFOlab foi a intermediária, que ainda assim oferece configuração equiparável à de um notebook básico.

Nessa faixa de preço, o aparelho concorre diretamente com o Nokia Lumia 2520, que, entretanto, tem a desvantagem de rodar o sistema Windows RT, uma versão do sistema da Microsoft com um limitado ecossistema de aplicativos. O Dell Venue 11 Pro tem teclado com trackpad, vendido separadamente, que o transforma em uma espécie de notebook híbrido.

dell-2

Vale notar, contudo, que seu preço é um dos mais altos do mercado de tablets, ficando abaixo do valor cobrado por poucos concorrentes, como é o caso do Sony Xperia Z2 Tablet, vendido por 2.599 reais no Brasil. O Venue 11 custa 500 dólares nos Estados Unidos.

O sistema Windows 8.1 Pro oferece poucas surpresas para quem está familiarizado com o ecossistema da Microsoft em computadores. Existem 4 programas pré-instalados: Dell Backup and Recovery, Dell Client System Update, Dell Digital Delivery e Dell Power Manager.  O System Update e o Digital Delivery são os responsáveis, respectivamente, por manter o sistema (incluindo drivers e o firmware) e os aplicativos da Dell atualizados.

O Backup and Recovery é capaz de criar imagens (e discos) de recuperação, realizar backups locais e online (com uma conta da Dell que custa entre 60 reais para 1 ano de 10 GB até 1585 reais para um ano  com 1 TB) e,  com uma versão premium do programa, faz backup contínuo em tempo real. Por fim, o Power Manager controla uma série de variáveis que determinam quando usar a carga da bateria ou a energia do adaptador AC.

Sem muito esforço, é possível apagar os programas caso você não queira utilizá-los.

A configuração é o principal fator no qual a fabricante aposta para vender o produto, bem como a sua portabilidade. Para rodar o sistema Windows 8.1 sem apresentar problemas de desempenho ou falta de espaço para armazenamento de dados, o Venue 11 Pro vem com memória interna de 64 GB, dos quais 40 GB estão livres para uso (o restante é utilizado pelo sistema). Além disso, há uma entrada para cartão microSD que pode ter capacidade de até 64 GB.

O processador do aparelho é um Intel Atom Z3770 2,4 GHz (4 cores e 4 threads) que dá conta de executar aplicativos da Windows Store, bem como programas tradicionais do Windows voltados para a produtividade, como o pacote Office, por exemplo. São 2 GB de memória RAM, Wi-Fi padrão N, Bluetooth 4.0 e GPU Intel Graphics HD. Como mostra o processador gráfico, este não é um tablet voltado para gamers, como é o caso do Gradiente Tegra Note, mas o dispositivo da Dell roda jogos leves sem engasgos.

A câmera deste tablet tem resolução acima da média e registra fotografias com 8 MP e filma em Full HD. A câmera frontal também é boa para videochamadas. Ela grava em 1080p e fotografa com 2 MP.

O suporte para formatos de arquivos multimídia é o mesmo encontrado no Windows do seu computador. Ou seja, se algo não rodar logo de primeira, você pode usar o VLC para ver vídeos ou abrir uma imagem no Paint e alterar a sua extensão.

Prós: Boa autonomia de bateria; Windows 8.1 Pro completo; NFC;
Contras: Produto pesado
Conclusão: Tablet que pode ser usado como substituto de notebook, porém, seu preço no Brasil é alto

Vale a pena?

Com foco no mercado corporativo, o Dell Venue 11 Pro pode ser interessante para empresas, mas para o consumidor final seu preço é incompatível ao praticado pelas marcas concorrentes. Outro ponto é que o aparelho tem apelo para a produtividade e pela robustez, duas características encontradas dispositivos empresariais.

Preço:

R$ 2.469

    MAHDI ROM REVIEW - THE 2ND ENCOUNTER

    My 2nd and maybe last custom rom review unless you want to convince me otherwise, it is again one of my favorites mahdi rom google+ community ... Tudo sobre Tablet Dell Venue 11 – Review

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *