Aprenda como postar fotos 360 no aplicativo do Facebook para celular


O Facebook permite fazer fotos em 360 graus diretamente pelo aplicativo para celular. Antes, para publicar imagens neste formato, o usuário precisava importar a foto panorâmica feita por outro aplicativo. Com a ferramenta, ficou mais fácil e rápido enviar uma imagem 360. O recurso está sendo liberado aos poucos e deve chegar à conta de todos os usuários em breve.

Se você já foi contemplado com a novidade, veja, a seguir, as dicas de como fazer e postar fotos em 360 graus no Facebook. O passo a passo é o mesmo no iPhone (iOS) e Android.

Como capturar e compartilhar fotos em 360 graus

1. Abra o app do Facebook e toque em “Compartilhe como foi o seu dia…” para criar uma nova publicação. Agora, deslize o menu de opções para cima.

2. Em seguida, toque em “Foto 360”. Se for a primeira vez que você usa o recurso, um vídeo de introdução será exibido. Toque em “OK” para fechá-lo.

3. Posicione o enquadramento da câmera dentro da área indicada e toque sobre o botão de captura. Gire lentamente o celular para capturar toda a área ao redor.

4. Quando terminar, a imagem será automaticamente processada e convertida em uma foto de 360 graus. Você pode movimentar a foto com os dedos e decidir qual parte será usada como chamariz na rede social – o Facebook chama isso de “visualização inicial”. Caso queira, é possível marcar seus amigos e adicionar o local em que o registro foi feito. Por fim, toque em “Publicar” para compartilhar a foto em 360º.

Saiba como integrar o Spotify com o Waze para ouvir músicas no carro


O Spotify e o Waze têm uma integração nativa que é útil para quem gosta de ouvir músicas enquanto dirige, além de oferecer mais segurança no trânsito. Com o recurso, você pode trocar suas faixas sonoras durante o trajeto e manter os comandos de navegação – tudo em conjunto na mesma tela. A ferramenta evita a troca entre um app e o outro no smartphone e, assim, protege o motorista de distrações no trânsito.

Entre as ações disponíveis, é possível dar play, pause, avançar faixas, adicionar uma música à playlist por meio do Waze e até acessar rapidamente a navegação do mapa com um botão direto no Spotify. A função é bem rápida de ativar e prática no dia a dia. Curioso para saber como funciona? Veja, neste tutorial, o passo a passo de como integrar o Spotify com o Waze em smartphone Android.

1. Abra o aplicativo do Spotify e toque na categoria de “Sua Biblioteca”. Depois, selecione o ícone de “Configurações” no topo direito. Nos ajustes, encontre o item de “Navegação com Waze” e ative a chave de cinza para verde.

2. Confirme em “Conectar com o Waze” no alerta que será exibido no topo da tela. Toque em “Não estou dirigindo” para iniciar a configuração.

3. Confirme em “Aceitar” na mensagem exibida na tela quando o Waze for aberto automaticamente no celular. Agora, aceite também a integração na sua conta do Spotify, tocando em “Okay”.

4. Ao final desse processo, note que será exibido um ícone verde do Spotify no topo do Waze. Ao tocar nele, você consegue controlar suas músicas sem precisar trocar de aplicativo, com opções para pausar, dar play, trocar de faixa e até adicionar músicas na sua playlist.

5. Note que mesmo enquanto você está em navegação, usando o GPS para se localizar pelo Waze, o ícone do Spotify continua ativado no topo direito da tela. Além disso, no app do Spotify você tem uma barra no topo para abrir rapidamente o Waze. As orientações em voz (destacadas) e de mapas do Waze são executadas em conjunto com as músicas. Assim, você pode manter sua rota e não perder a parte favorita da trilha sonora. Tudo com segurança.

Vida offline: Aprenda como baixar conteúdo na Netflix e Spotify


Netflix e o Spotify são populares serviços de streaming que ofecerem a opção de baixar os filmes, séries e músicas disponíveis para acessar offline. Assim o usuário pode fazer todos os downloads pelo Wi-Fi e executar no celular enquanto estiver na rua, sem precisar gastar dados do plano de 3G ou 4G.

Para usar essa função é necessário ser assinante dos serviços. Com poucos toques no smartphone você cria seu acervo de vídeos ou playlist de trilhas sonoras particular. Aprenda ainda como gerenciar os arquivos baixados para descobrir como filtrar conteúdo, ou até excluir o que não deseja mais para liberar espaço no smartphone. Conheça todas as dicas no passo a passo deste tutorial para Android.

Como baixar filmes e séries na Netflix

1. Para descobrir quais títulos estão liberados para baixar na Netflix, toque no menu lateral do aplicativo e selecione “Disponível para download”. Será exibida uma lista de filmes, séries e demais conteúdos disponíveis. Selecione um deles.

2. Caso você tenha escolhido uma série, note que o botão de download é indicado por uma seta ao lado de cada episódio. No caso de um filme há um botão de “Baixar” logo abaixo da descrição.

3. Será indicada uma barra de download na base do aplicativo, com a porcentagem de progresso. Mas você não precisa ficar na mesma tela: pode usar outros apps, se preferir, e acompanhar o download pela barra de notificações do Android. Pela notificação você pode, inclusive, cancelar ou pausar o download.

Apesar de permitir o download de conteúdo para exibição offline, a Netflix pode aplicar algumas restrições. Por exemplo, os episódios da aclamada série “House of Cards” só podem ser baixados uma vez.

Como gerenciar episódios e filmes baixados na Netflix

1. Assim que o download terminar você pode encontrar com facilidade seu conteúdo. Para isso, toque no menu lateral do Netflix e selecione “Meus Downloads”. Serão exibidos na tela todos os títulos baixados por você, em um acervo pessoal.

2. Ao tocar em um dos títulos baixados, são mostradas mais informações sobre ele, como o tamanho do arquivo, tempo de duração e de qual episódio se trata. Note que há um botão na base da tela para “Exibir mais episódios”.

Assim você pode baixar novos itens da mesma série de forma prática. Para assistir sem precisar de internet no celular, basta tocar no botão de “Play” no ícone. Caso esteja precisando liberar espaço no smartphone, pressione um dos itens da lista e apague no ícone de “lixeira” do topo.

Como baixar músicas no Spotify

1. Para fazer o download de músicas, abra o aplicativo do Spotify no seu Android e toque no botão de “Buscar”. Em seguida, digite a música, artista ou outra palavra-chave na barra de pesquisa para encontrar o áudio que deseja baixar. Escolha um dos itens da lista.

2. Caso o álbum esteja disponível para download, você poderá encontrar o botão de “Baixar”. Ative a chave, mudando do cinza para o verde. O conteúdo começará a ser baixado no seu celular. Você não precisa ficar esperando na mesma tela: pode continuar ouvindo suas músicas ou abrir outros aplicativos que o download não será interrompido. Note que as músicas já baixadas serão mostradas com uma seta em verde.

3. Tem uma playlist com suas músicas preferidas e quer baixar apenas essas canções? No menu do Spotify, selecione “Sua Biblioteca” e toque em “Playlists”. Encontre a Playlist preferida para salvar no celular.

4. Agora basta ativar a chave ao lado de “Baixar”, alterando do cinza para o verde. Será indicada a barra de progresso do download e você poderá ouvir sem precisar internet móvel. Todas as músicas que você adicionar nessa playlist serão baixadas automaticamente. Se preferir depois encerrar esse processo e impedir novos downloads, basta desativar novamente a chave de “Baixar”.

Gerenciar conteúdo baixado do Spotify

1. Você pode encontrar músicas, playlists e mais itens baixados de forma simples. Para isso acesse “Sua Biblioteca” e selecione uma das opções de conteúdo. Neste caso vamos encontrar as “Playlists” baixadas, mas o procedimento é semelhante para músicas, artistas e álbuns. Ao abrir a listagem, arraste a tela para baixo para revelar o menu de filtros, indicado por “três linhas”. Selecione “Downloads”.

2. Serão listadas todas suas playlists baixadas no Android. Para gerenciar os downloads toque no menu indicado por “três pontos” ao lado da lista de reprodução. Por lá você poderá “Remover download”, caso precise liberar espaço no celular, por exemplo.

Saiba como baixar arquivos para acesso offline no Dropbox, OneDrive e Google Drive


s aplicativos para celular dos principais serviços de armazenamento na nuvem, Dropbox, Google Drive e OneDrive, permitem baixar arquivos para acesso offline. Com a função, é possível ter um documento, anotação ou imagem sempre à mão, sem depender de uma conexão com a Internet. O recurso também ajuda a economizar dados móveis da sua franquia, visto que os arquivos usados com frequência ficam armazenados em seu celular e não precisam ser baixados sempre que você quiser abri-los.

Veja as dicas a seguir e aprenda a habilitar o uso offline nos três aplicativos. Vale lembrar que, embora as capturas de tela tenham sido feitas em um iPhone (iOS), a ferramenta também está disponível para usuários de celulares com Android, do Google.

Dropbox

1. Abra o Dropbox e localize o arquivo que você quer baixar para acesso offline. Agora, toque sobre o botão à direita do nome do arquivo e, no menu que aparece, selecione “Disponibilizar off-line”.

2. Um pequeno ícone verde à direita do nome indica que o arquivo foi baixado e que está disponível para ser usado mesmo sem conexão. Toque em “Off-line”, no canto inferior direito da tela, para ver a lista de arquivos baixados e abri-los.

Google Drive

1. Abra o app do Google Drive e localize o arquivo que você quer baixar para acesso offline. Agora, toque sobre o botão com três pontos, à direita do nome do arquivo. Em seguida, deslize a tela para cima.

2. A opção “Disponível off-line” será revelada. Basta marcá-la para que o arquivo seja baixado. Uma indicação de que o download foi feito e de que o arquivo está disponível para acesso offline será exibida à esquerda da data da última modificação, logo abaixo do nome.

OneDrive

Localize o arquivo que você quer baixar e toque sobre ele por alguns segundos. Agora, caso queira, você pode selecionar outros itens. Para baixá-los, toque no ícone de paraquedas, na parte superior da tela. Uma indicação de que o arquivo está disponível para uso offline será exibida abaixo do nome, à direita da data da última modificação.

Aproveite as dicas para baixar seus arquivos mais usados e economizar dados da sua franquia 3G ou 4G.