Abstenção do Enem em 30%: prova teve o maior índice dos últimos anos


Balanço do Enem apresentado pelo governo, na noite deste domingo, aponta 30% de abstenção no Enem, considerando os participantes de locais em que a prova não foi adiada. É o maior índice desde 2009, quando a proporção de faltosos chegou a 37,7%. No ano passado, a taxa foi de 25,5%.

Participantes eliminados, por infringir alguma regra de segurança, somaram 768, ante 740 registrados no ano passado. Do total, 641 acabaram desclassificados por descumprimento de regras gerais, 120 foram flagrados no detector de metais e 7 por recusa da coleta do dado biométrico.

FRAUDES NO ENEM

A Polícia Federal realizou neste domingo duas operações em oito estados para reprimir fraudes no Enem. A Operação Embuste, que visa a desarticular “organização criminosa especializada em fraudar processos seletivos para o ensino superior”, cumpre 28 mandados judiciais, incluindo quatro de prisão temporária, em Montes Claros, Minas Gerais. Já a Operação Jogo Limpo acontece em Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará.

Enem 2016: quais são as disciplinas mais difíceis e temidas do Enem, estudo revela


Chegando quase a causar pânico, elas são as disciplinas mais temidas pelos alunos e as que têm menor porcentual de acertos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas um levantamento feito pelo Sistema de Ensino Poliedro identificou quais foram os conteúdos mais cobrados nas provas de Ciências da Natureza (que engloba Química, Física e Biologia) e Matemática nos últimos seis anos para que o aluno possa reforçar os estudos para a prova, que acontece em 5 e 6 de novembro.

Para os professores dessas quatro disciplinas, a prova do Enem passou a cobrar do aluno mais conteúdo, mas ainda exige que o candidato demonstre capacidade de contextualizar o conhecimento escolar com o cotidiano e interpretar textos, gráficos e tabelas.

Franco Ramunno, professor de química do colégio Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, disse que a prova nessa disciplina teve nos últimos anos um terço das questões sobre química orgânica. “O exame quase sempre traz questões que falam sobre água, combustíveis. É importante o aluno refazer esse tipo de exercício para que esteja preparado ao que a prova cobra.” Propriedades, ligações e estruturas da água caíram em 3% das questões de 2009 a 2015.

Física

Já em física, 8% das questões foram sobre ondas, óptica e radiação. Segundo Venerando de Oliveira, professor da disciplina no Poliedro, esses conteúdos costumam aparecer contextualizados em questões sobre telecomunicação e aplicações médicas. “A prova não é temática, mas é muito focada em assuntos que o aluno consiga ver relações com o que vê no dia a dia. O aluno também deve ler com bastante atenção os enunciados, eles não são apenas um pretexto, mas trazem informações que dão um encaminhamento para a resolução.”

Rafael Correa, professor de física do colégio Santa Maria, na zona sul de São Paulo, disse que na reta final o aluno pode estimular um “olhar mais crítico e contextualizador” ao fazer exercícios que abordem conceitos físicos, por exemplo de força e trabalho e os esportes olímpicos.

Biologia

Em Biologia, 13% das questões foram sobre ecologia e ciências ambientais, abordando acidentes ambientais e os impactos e soluções para a interferência do homem na natureza. “O Enem é uma prova muito ligada nas questões ambientais. Episódios como a tragédia de Mariana, doenças, como a dengue, zika, ou a campanha de vacinação contra o HPV, podem cair neste ano”, disse Luis Gustavo Megiolaro, professor da disciplina no Poliedro.

Matemática

Já para a prova de Matemática, que ocorre no segundo dia do Enem junto com a redação, os professores alertam os alunos para que se organizem para não terem problemas com o tempo. Nos últimos anos, 42% da prova cobrou conhecimentos numéricos, ou seja, com questões de porcentagem e matemática financeira. Outros 26% da prova foram sobre conhecimentos geométricos, em que pediam para o aluno calcular áreas e volume.

“O Enem privilegia as questões que o aluno precisa interpretar o enunciado e não apenas fazer contas. É preciso atenção”, disse Marco Aurélio Miola, professor de matemática do Poliedro. Ele também recomendou que o aluno leia notícias de economia e artigos científicos para que tenha mais prática ao se deparar com esses textos.

Informações via IstoÉ

Senha do Enem: como recuperar pelo site


Muita calma nessa hora! Se você esqueceu sua senha, fique tranquilo (a)! É possível recuperá-la pelo próprio site, marcando a opção “Esqueci minha senha” e preenchendo as informações de redefinição (veja nas imagens abaixo).

recuperar-senha-enem

redefinir-senha-enem1

No caso do candidato esquecer qual senha cadastrou quando realizou a inscrição do Enem 2016, basta seguir uma série de procedimentos fáceis para recuperá-la. Vale lembrar que a senha é dado fundamental para quem deseja participar do SISU, ProUni ou Fies e também para ter acesso ao resultado final do Exame. A recuperação da senha do Enem 2016 é feita da seguinte forma:

No endereço eletrônico do Enem 2016 os candidatos devem clicar na opção Esqueci minha senha;
Deve ser informado o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento do candidato;
A nova senha do Enem 2016 será enviada via e-mail ou SMS, ficando a critério do candidato escolher a melhor maneira de receber a informação;
Caso a senha não seja enviada, o candidato pode entrar em contato através do número do telefone grátis 0800-616161.

Mais sobre o Enem

O Enem será realizado em 5 e 6 de novembro para mais de 8,6 milhões de inscritos. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30, no horário de Brasília. O estudante deve ficar atento à existência, ou não, do Horário de Verão em sua cidade para não perder a hora de entrada nos locais indicados no Cartão de Confirmação.

O primeiro dia de provas, um sábado, será composto por 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Ciências Humanas, tendo uma duração total de 4h30.

Veja também: saiba como controlar a ansiedade antes do Enem 2017.

O segundo dia contará com outras 45 perguntas de Linguagens e Códigos e 45 questões objetivas sobre Matemática, além da Redação. A duração das provas do domingo é de 5h30.

Saiba que o horas começará o Enem em seu estado

Considerando o horário local de cada estado, os portões serão fechados às 10h no Acre; às 11h no Amazonas, Rondônia e Roraima; e às 12h no Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, alguns dos estados que aderiram ao horário de verão, os portões serão fechados às 13h.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotaram o horário diferenciado, contudo, o fechamento dos portões será realizado uma hora antes porque eles estão em um fuso horário diferente do Distrito Federal.

mapa-enem-fechamento-portao

Contra fraude candidato do Enem fará registro da digital – Segurança reforçada


O alvo principal será os cursos mais concorridos. As provas do Enem são nos dias 5 e 6 de novembro e os fiscais das provas estão fazendo um treinamento contra a fraude.

Esse pessoal aí está se preparando para o Enem. E esse aí, para vigiar todo mundo que vai fazer o Enem. Cursinho mesmo, em todo o país. Treinamento para pegar quem tentar bancar o espertinho. E tem, viu?

“A gente já se deparou com algumas situações assim de pessoas tentando se passar por outras”, lembra o fiscal Ornil Júnior.

Por essas e outras a segurança foi reforçada.

Essa parte aqui é uma novidade, todo candidato vai ter que fazer um registro da digital. Exatamente como estou fazendo aqui agora. É bem rapidinho e é um complemento da identificação. Quem se recusar a fazer vai ser eliminado.

As digitais vão para um banco de dados e serão conferidas pela Polícia Federal. E nessa estreia do sistema, os alvos já estão definidos.

“Aqueles cursos mais concorridos. Nós vamos começar essa análise por esses cursos. Medicina, engenharia civil, direito e outras áreas”, disse Eunice Santos, diretora de Gestão e Planejamento do Inep.

O documento de identidade com foto e a assinatura continuam sendo obrigatórios. E quem quiser ir ao banheiro terá revista eletrônica na entrada e na saída. Um fiscal com detector de metal na porta de cada banheiro.

Isso é novo também. Nos últimos cinco anos foram vários registros de celular e ponto eletrônicos escondidos.

Nesse Enem 2016 são 8,6 milhões de alunos inscritos. A nota é usada como critério de seleção para entrar na universidade e para programas de financiamento como o Fies e o Prouni.

E quem estuda para valer não quer ver vazamento de questão nem de tema de redação como aconteceu em 2011 e 2014.

“Uma pessoa que não fez assim, burlar, passar na sua frente, acabar roubando sua vaga, por um meio ilícito é complicado. Acho que vai ser positivo para todo mundo”, afirma o estudante Lucas Reis.