Aprenda como postar fotos 360 no aplicativo do Facebook para celular


O Facebook permite fazer fotos em 360 graus diretamente pelo aplicativo para celular. Antes, para publicar imagens neste formato, o usuário precisava importar a foto panorâmica feita por outro aplicativo. Com a ferramenta, ficou mais fácil e rápido enviar uma imagem 360. O recurso está sendo liberado aos poucos e deve chegar à conta de todos os usuários em breve.

Se você já foi contemplado com a novidade, veja, a seguir, as dicas de como fazer e postar fotos em 360 graus no Facebook. O passo a passo é o mesmo no iPhone (iOS) e Android.

Como capturar e compartilhar fotos em 360 graus

1. Abra o app do Facebook e toque em “Compartilhe como foi o seu dia…” para criar uma nova publicação. Agora, deslize o menu de opções para cima.

2. Em seguida, toque em “Foto 360”. Se for a primeira vez que você usa o recurso, um vídeo de introdução será exibido. Toque em “OK” para fechá-lo.

3. Posicione o enquadramento da câmera dentro da área indicada e toque sobre o botão de captura. Gire lentamente o celular para capturar toda a área ao redor.

4. Quando terminar, a imagem será automaticamente processada e convertida em uma foto de 360 graus. Você pode movimentar a foto com os dedos e decidir qual parte será usada como chamariz na rede social – o Facebook chama isso de “visualização inicial”. Caso queira, é possível marcar seus amigos e adicionar o local em que o registro foi feito. Por fim, toque em “Publicar” para compartilhar a foto em 360º.

Aprenda a usar reações nas mensagens do Google Allo para Android


O Google Allo recebeu uma atualização e ganhou a possibilidade de reagir às mensagens individualmente. A função é similar à do Facebook Messenger, mas o mensageiro do Google conta apenas com o sentimento “amei”, representado por um coração.

O update foi introduzido na versão 14.0.037 do app Android, disponível para baixar na Google Play Store. A atualização não é a única novidade do serviço, que deverá ganhar uma versão web nas próximas semanas, conforme comunicado do chefe de produto, Amit Fulay, no Twitter. Veja neste tutorial como reagir a mensagens no Google Allo.

1. Note a presença de um coração em branco embaixo da última mensagem recebida. Dê um toque simples para ativar a reação “amei”.

2. Para reagir a uma mensagem anterior, dê um toque longo sobre ela. Aparecerá um coração, no qual você deve tocar para “amar” a mensagem.

Saiba como criar posts de recomendações no Facebook para Android


O Facebook para Android agora também permite criar um post próprio para pedir recomendações aos amigos. O recurso, antes disponível apenas para usuários do iPhone, facilita obter informações sobre lugares e serviços a partir do aplicativo para celular.

O procedimento para criar um post do tipo no Android é levemente diferente do que no iOS, mas o resultado é o mesmo. Siga as dicas abaixo para verificar se a função já está liberada no seu celular e aprenda a fazer publicações que chamem mais atenção dos seus contatos na hora de solicitar recomendações.

1. Na tela principal do Facebook para Android, toque no menu sanduíche, representado por três traços. Em seguida procure a opção “Recomendações” na seção “Favoritos”.

2. Escreva o post pedindo a recomendação desejada. Você pode inserir uma localização, marcar amigos e indicar um sentimento/atividade na publicação. Ao terminar, toque no botão “Publicar”.

3. A publicação será exibida no campo “Recomendações que você pediu”, além de estar disponível normalmente na sua linha do tempo. O post de recomendações permite marcar amigos e inserir localização de forma direta, sem precisar entrar em “Editar publicação”. Basta tocar no botão correspondente e fazer as alterações.

4. Neste tutorial colocamos como localização a cidade do Rio de Janeiro, mas também é possível inserir bairros ou locais como “praia” ou “shopping”. A partir de agora, faça esse procedimento no Facebook para Android sempre que precisar de uma recomendação.

Facebook: Aprenda a desativar o histórico de localização no iPhone


O app do Facebook usa o GPS do iPhone (iOS) para registrar cada passo do usuário e criar um mapa com todos os lugares visitados ao longo do dia. O monitoramento funciona mesmo com o app fechado e, de acordo com a rede social, ajuda a coletar dados para melhorar a experiência de uso. A função, entretanto, pode ser considerada invasiva e pode comprometer a privacidade.

Se você não se sente confortável em saber que o Facebook registra o seu histórico de localização, siga o tutorial abaixo e aprenda a desativar o recurso no iPhone. As dicas valem para todos os modelos do smartphone da Apple, além do iPad e iPod touch, que também rodam iOS.

1. Abra o aplicativo do Facebook e toque sobre o menu sanduíche localizado no canto inferior direito da tela. Em seguida, deslize a tela até o fim e toque em “Configurações”.

2. Agora, toque em “Configurações da conta” e, na página de configurações, toque em “Localização”.

3. Por fim, desative a opção “Histórico de Localização” e confirme tocando em “Desativar”.

4. Caso queira impedir que o Facebook tenha acesso à sua localização, toque em “Local”. O app de ajustes do iOS, já na tela de configurações de privacidade do aplicativo, será aberto.

5. Por lá, toque em “Localização”. Escolha a opção “Nunca”, para impedir que o Facebook obtenha a sua localização, ou “Durante Uso do App”, caso queira permitir que a rede social saiba onde você está apenas quando estiver usando o aplicativo.

Aproveite a dica para desativar o histórico de localização do aplicativo do Facebook no iPhone (iOS) e tenha mais privacidade.