Aprenda a desativar o SMBv1 em versões mais antigas do Windows


Dicas Windows. Ransomwares como WannaCry e Petya exploram uma vulnerabilidade no serviço SMB dos sistemas operacionais Windows, desde o Windows XP, Vista, 7 e 8.1, além das edições Windows Server. Embora a falha já tenha sido corrigida pela Microsoft , uma boa maneira de prevenir o problema é desativar o SMBv1 no Windows. Existem diferentes formas de fazer isso, mas boa parte delas só funciona em algumas versões como o Windows 10. Se nenhuma delas funciona para você, veja nesse tutorial como desativar o SMBv1 em versões mais antigas do Windows.

1. Execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente. Na pequena janela que aparece, digite “regedit” (sem as aspas) e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou apenas clique no botão “Sim” para autorizar a execução;

2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters;

3. Com a chave “Parameters” selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do quadro direito. No menu exibido, clique em “Novo” e depois em “Valor DWORD (32-bits)”;

4. Assim que o valor for criado, coloque a palavra “SMB1” (sem as aspas), no lugar do nome padrão, e tecle Enter para confirmar;

5. Em seguida, dê um clique duplo no novo valor para poder editá-lo. Quando a janela de edição aparecer, mude o valor para “0” (novamente, sem as aspas) e depois confirme, clicando no botão “OK”.

Agora seu PC está com o SMBv1 desativado e preparado para evitar incidentes com o ransomware WannaCrypt.

Pesquisar sobre o mc lan

Saiba como criar um backup inicializável do Windows 10


Desde o Windows 8, o sistema operacional da Microsoft possui um recurso chamado Windows To Go. Essa tecnologia permite que você instale um sistema operacional Windows 8, Windows 8.1 ou Windows 10 totalmente funcional em um disco rígido externo ou em uma unidade flash USB. Com isso, você pode tornar seu pendrive um ambiente Windows portátil, semelhante as modernas distro Linux Live, que podem ser executadas a partir de um pendrive. Veja, nesse tutorial, como criar um backup inicializável do Windows 10 com o Windows To Go.

Com o Windows To Go é possível transportar o sistema Windows Live para qualquer lugar e usá-lo em qualquer computador. Você terá praticamente um backup do seu sistema principal. O recurso oferece um ambiente seguro e completo para, por exemplo, trabalhar remotamente ou de um computador compartilhado.

Essa ferramenta é ideal para clientes corporativos com a ideia de que o ambiente de trabalho pode ser levado a qualquer lugar. A Microsoft não suporta oficialmente o uso de versões não-empresariais do Windows. Porém, apenas porque algo não é suportado, não significa que não seja possível de ser feito. Confira como fazer isso:

1. Baixe a imagem ISO do Windows;

2. Em seguida, baixe o programa Rufus;

3. Conecte o pendrive no PC;

4. Abra o Explorer, acesse a pasta onde o Rufus foi salvo e execute o programa. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

5. Na tela do programa, selecione o pendrive no campo “Dispositivo” e a opção “Partição MBR para BIOS ou UEFI” no campo “Tipo de partição e do sistema de destino”. Em “Criar disco bootável com”, selecione a opção “Imagem ISO” e depois clique no ícone do drive de CD/DVD;

6. Na janela “Abrir”, vá até a pasta onde a imagem ISO do Windows foi salva e clique nela. Depois, clique no botão “Abrir”;

7. De volta à janela principal do Rufus, marque a opção “Windows To Go” e clique no botão “Iniciar”;

8. Dependendo da imagem ISO utilizada, talvez seja necessário escolher qual Windows será instalado no pendrive, e em seguida, clicar no botão “OK” para continuar o procedimento;

Passo 9. Você será avisado de que os dados do pendrive serão apagados. Confirme, clicando em “OK” e aguarde até que o processo seja finalizado. Se houver algum erro, tente novamente.

Pronto! Agora que você criou um pendrive inicializável do Windows 10, experimente conectá-lo em um PC e iniciar o sistema.

Netflix: como renovar um download de filme ou série no serviço de streaming


Dicas Netflix. Todo filme ou episódio de série baixado na Netflix tem um limite de tempo para ser assistido no PC ou celular, ou seja, um período de validade. Esse prazo depende de licenças individuais e pode variar de acordo com o título escolhido.

Quando o download expirar, o título não poderá ser assistido, a menos que você renove o período. Alguns títulos só podem ser renovados um determinado número de vezes. Veja como fazer para renovar um download de filme na Netflix no Windows 10, Android e iOS.

Antes de começar, verifique se o PC ou celular está conectado à Internet.

Como renovar um download de filme no celular

1. Abra o app da Netflix e toque no menu de três traços. Quando o menu aparecer, toque na opção “Meus downloads”;

2. Na tela “Meus downloads”, toque no círculo amarelo que fica ao lado do filme com prazo vencido. Em seguida, toque na opção “Renovar”.

Como renovar um download de filme no PC com Windows 10

1. Na tela da Netflix, clique no menu de três traços;

2. Quando aparecer o menu, clique no item “Meus downloads”;

3. Em “Meus downloads”, clique no filme que está com o prazo vencido;

4. Na tela descritiva do filme, clique no círculo amarelo que fica ao lado de “Baixar”. Em seguida, toque na opção “Renovar o download”.

Pronto! Agora você já pode voltar a assistir seu filme tranquilamente, e o melhor, sem precisarestar conectado a Internet.

Melhor maneira de saber se há espaço livre no HD do PC


w1Dicas de informática. Verificar a quantidade de espaço livre no HD do computador (Windows) pode ser útil para descobrir se o seu computador cumpre os pré-requisitos de instalação de algum jogo ou software pesado. O procedimento pode ser bem simples para a maioria dos usuários, mas quem é iniciante em informática pode ter dificuldades e saber como fazer a visualização.

Confira o tutorial e saiba como descobrir a quantidade de espaço livre e usada nas partições do HD do seu computador. O procedimento pode ser realizado com as próprias ferramentas do sistema operacional, sem precisar instalar nada no PC.

1. Abra o Windows Explorer. Para isso, no menu Iniciar do Windows 10, clique em “Explorador de Arquivos”, na lateral esquerda. Você pode usar o atalho “Windows + E” caso use outra versão do sistema;

2. Na barra lateral da janela do Windows Explorer, clique em “Este Computador”. Em seguida, à direita, clique com o botão direito do mouse sobre o HD ou a partição que você quer saber o espaço livre e, no menu de contexto, clique em “Propriedades”;

3. Por fim, basta analisar a informação ao lado de “Espaço livre”. Você também pode observar o gráfico para saber se o HD está muito cheio. Caso liberar espaço, basta clicar em “Limpeza de Disco” para remover os arquivos inúteis.

Você poderá repetir o passo a passo sempre que precisar descobrir a quantidade de espaço livre nas partições do HD do seu computador.