Toyota Prius x Audi A3: disputa de eficiência, veja preços e consumo


ap

Um é hatch, tem visual pouco ortodoxo, propulsão híbrida e vem do Japão. O outro é um sedã de estilo relativamente comum, traz motor flexível e é fabricado no Brasil. Apesar dessas diferenças, um fator os aproxima muito e, em geral, é o mais determinante na decisão de compra: preço.

O Toyota Prius, cuja tabela é de R$ 123.950, e o Audi A3 Sedan 1.4, que na opção Ambiente sai a R$ 117.990, para comparar desempenho, conforto, espaço, equipamentos e consumo.

Não se trata, porém, de um comparativo clássico, porque esses carros são muito diferentes na proposta. Mas é possível adiantar que o Prius é imbatível em consumo e que o Audi leva a melhor em conforto.

prAs principais diferenças, além do visual, estão sob o capô. O Toyota usa um conjunto híbrido, com motor 1.8 a gasolina e outro elétrico. Juntos, rendem 123 cv, gerenciados por um câmbio automático CVT. O Audi traz um 1.4 turbo de 150 cv flexível e câmbio automático de seis marchas.

Saímos da zona norte de São Paulo e atravessamos a cidade, rumo à zona sul. Nessa primeira etapa, ficou evidente que em consumo o Prius não daria chance ao A3, ainda que o Audi tenha sede moderada (e estivesse abastecido com gasolina).

auOs motoristas foram se revezando ao volante, para atenuar qualquer diferença de modo de condução, e andamos sempre dentro dos limites de velocidade de cada via, seja na cidade (faixa de 50 km/h), seja na estrada (100 km/h). O consumo foi apontado pelos computadores de bordo dos veículos.

Rendimento:

No ciclo urbano, o Prius ganha por larga margem graças ao uso extensivo do motor elétrico, enquanto o a gasolina permanece desligado. No Audi, mesmo com o sistema start&stop desligando o motor em paradas, não foi possível se aproximar dos quase 25 km por litro do Toyota (os resultados estão na página ao lado).

Na estrada, o A3 mostrou que, se não pode superar um híbrido, consegue chegar bem próximo: o pequeno 1.4 fechou o “bico” e gastou bem pouco. Com o 1.8 do Prius funcionando por mais tempo, o consumo do híbrido caiu para a casa dos 23 km/l, enquanto o A3 chegou a bons 20,8 km/l de média.

É verdade que estar ao volante de um Audi inclui certa pompa e atrai alguns olhares, mas poucos carros chamam tanta atenção nas ruas quanto o Prius. O visual “diferentão” sem dúvida adiciona bastante caráter ao Toyota. Você pode até não gostar, mas é impossível ficar indiferente.

piAo volante, os dois são bem diferentes. Logo nos primeiros metros fica clara a proposta mais sensível e econômica do Prius, que tem respostas definitivamente mais plácidas aos comandos do acelerador.

O “jogo de empurra” entre os motores elétrico e a gasolina é mostrado no painel de forma quase hipnotizante e tudo conspira para uma condução econômica ao máximo.

Essa nova geração do Toyota surpreende bastante pela competência do conjunto. No modo “Power” (força), o Prius mostra bom desempenho.

aiO Audi, por sua vez, entrega o que promete: conforto, luxo e um 1.4 valente, sempre pronto para acelerar. A chave para a economia no A3 é o modo de conduzir, que faz toda a diferença no sedã com motor turbo.

    2017 AUDI A3 SPORTBACK E-TRON VS TOYOTA PRIUS

    2017 audi a3 sportback e-tron vs toyota prius.

    AUDI A3 1.4 X CHEVROLET CRUZE 1.4 X HONDA CIVIC 1.5 – ESPECIAL #92 | ACELERAD ..

    Está no ar mais um especial muito esperado: o comparativo entre audi a3 ambiente, chevrolet cruze 1.4 ltz e a décima geração do honda civic, na versão ...

    PRIUS VS AUDI (SPEED)

    Tudo sobre Toyota Prius x Audi A3 disputa de eficiência, veja preços e consumo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *