TV com tela curva – Conheça as vantagens e desvantagens da tecnologia


curApós o fracasso da tecnologia 3D, já abandonada pela LG e a Samsung em fevereiro de 2016, a grande aposta do momento entre os fabricantes de TVs são os modelos com telas curvas. Maiores, os televisores, equipados com resolução 4K, oferecem maior campo de visão, além de maior contraste. No entanto, os aparelhos têm preço elevado e recursos visuais que podem atrapalhar na hora de assistir um filme ou série.

Caso esteja pensando em comprar uma TV com tela curva, veja as principais vantagens e desvantagens da tecnologia e confira se vale a pena fazer o investimento no Brasil.

Ao contrário da tecnologia 3D, que precisa que o canal de TV produza e transmita a imagem neste formato, a TV com tela curva pode agregar um real valor de consumo ao melhorar qualquer imagem, de qualquer fonte, e trazer um melhor contraste e uma amplitude maior de tela. Até o recurso de profundidade, um dos argumentos usados para vender o 3D, pode ser obtido sem esforço com a tecnologia curva.

Vantagens da TV com tela curva

1. Maior campo de visão: Apenas o fato de dobrar a imagem nas pontas para a frente já oferece a sensação de que a imagem é mais ampla que aquela exibida em uma tela plana com a mesma quantidade de polegadas. Este é o mesmo recurso utilizado por muitas salas de cinema mais novas, por exemplo.

2. Imersão: A ideia dos fabricantes ao fazer a tela levemente curvada para a frente é passar a sensação de que você está quase dentro da imagem, uma vez que a sua visão já é periférica e não é possível ver o mundo de forma plana, por causa do formato esférico dos olhos. Assim, somando o formato e a sensação de profundidade, o processo de imersão do usuário é maior.

3. Maior contraste: As telas curvas concentram melhor a imagem nos olhos do espectador, ao contrário da tela plana,que pode dispersar um pouco. Desta forma, um televisor de tela curva pode produzir 1.5x até 1.8x mais contraste que uma tela plana que possua as mesmas características.

Desvantagens da TV com tela curva

1. Dimensões grandes: Segundo o site Trusted Reviews, que já testou vários aparelhos neste formato, os benefícios citados acima só são realmente perceptíveis em TVs de 65 polegadas ou mais. Em casos de tamanhos menores, o consumidor não consegue aproveitar tão bem o maior campo de visão e a experiência de imersão. Vale lembrar que, para ter uma TV com tela grande, o usuário também precisa ter um espaço livre com uma distância considerável entre o sofá e o televisor.

2. Reflexo: Por causa do formato curvo da tela, qualquer ponto de luz que estiver localizado de forma oposta será, não só refletido como nas telas planas, mas também esticado e distorcido. Isso pode criar um incômodo visual muito maior, que só será solucionado se você assistir ao seu filme ou novela favorita com as luzes do espaço totalmente apagadas.

3. Tecnologia ainda muito cara: Em uma rápida busca por televisões com tela curva é possível encontrar modelos de R$ 3 mil com 48 polegadas. O preço, ocasionado também pela resolução 4K, pode assustar os usuários que querem testar o novo padrão. Com características parecidas, uma TV com tela plana pode ser encontrada por menos de R$ 2 mil.

    JS9500 VS JU7500

    65 inch js9500 vs ju7500. Tudo sobre TV com tela curva – Conheça as vantagens e desvantagens da tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *